Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA POPULAR

Arraiá do Povo: Palaciana Junina e Império Junino celebram cultura amazônica no 16º Arraiá No Meio Do Mundo

Grupos do Sul e Centro-Oeste do Amapá celebraram força simbólica dos bois de Parintins e a riqueza do Marajó no evento gratuito do Governo do Amapá.

Por Sharlot Sandim
02/07/2025 02h01
Palaciana Junina, de Vitória do Jari, exaltou a força dos bois de Parintins no Arraiá do Povo

A madrugada desta quarta-feira, 2, foi de espetáculo e identidade amazônica no Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá. Duas potências juninas do Sul e Centro-Oeste do estado encantaram o público com apresentações repletas de simbolismos, cores e ritmos que exaltam a cultura do Norte do Brasil durante a segunda noite de disputas do 16º Arraiá no Meio do Mundo.

Com criatividade, riqueza estética e narrativas potentes, a Palaciana Junina, de Vitória do Jari, e a Império Junino, de Mazagão, mostraram o protagonismo das quadrilhas do interior do Amapá no cenário junino estadual, emocionando o público e exaltando a cultura popular amazônica em toda a sua pluralidade. 

São 36 grupos em busca da vitória na competição que segue até esta quarta-feira, no evento gratuito do Governo do Amapá realizado pela primeira vez na Zona Norte de Macapá. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

Império Junino, de Mazagão, destacou a riqueza do Marajó na arena da Cidade Junina, na Zona Norte de Macapá

‘O investimento na cultura permitiu trazer a Cidade Junina para a Zona Norte de Macapá’, destaca governador Clécio Luís na abertura do Arraiá do Povo

O grupo de Vitória do Jari chegou com o tema “Meu boi Garantido, meu boi Caprichoso: vem rivalizar essa emoção nas noites de São João”
Rivalidade cultural entre os bois Garantido e Caprichoso foi encenada na arena

Diretamente de Vitória do Jari, a quadrilha Palaciana Junina trouxe o tema “Meu boi Garantido, meu boi Caprichoso: vem rivalizar essa emoção nas noites de São João”, com coreografias e figurinos inspirados no tradicional Festival de Parintins. Com 16 pares em quadra, o grupo encenou a rivalidade cultural entre os bois Garantido e Caprichoso, utilizando elementos indígenas e ribeirinhos.

A Miss Caipira Ana Bela, no papel da guerreira Cunhã-Poranga, emocionou o público com uma performance que mesclou beleza e ancestralidade. A apresentação trouxe ainda um ritual simbólico de abertura do festival, valorizando os encantos e a mística do folclore amazônico.

Império Junino exaltou “A magia da Ilha do Marajó nos festejos de São João”
O casal de noivos surgiu representando o boto e a ribeirinha

Já a Império Junino, do município de Mazagão, levou à Cidade Junina o tema “A magia da Ilha do Marajó nos festejos de São João”, que mergulhou o público na diversidade cultural da ilha paraense. Com coreografias que representavam o cotidiano das comunidades marajoaras, a quadrilha homenageou as artesãs, os pescadores, os encantados e os animais típicos da região.

A Miss Caipira Samily Thiaga surgiu em cena vestida com uma indumentária de pajelança cabocla, simbolizando a força espiritual dos saberes tradicionais. O Mister Caipira Luiz Souza incorporou o búfalo do Marajó, ícone da fauna local, enquanto o casal de noivos surgiu representando o boto e a ribeirinha, figuras centrais das lendas amazônicas. Os esquadrões feminino e masculino completaram o enredo: as dançarinas representaram as artesãs marajoaras e os dançarinos, os pescadores.

Explode Coração Santanense e Coração Mazaganense encantam nas eliminatórias do 16º Arraiá No Meio Do Mundo

Confira os horários das apresentações desta terça-feira, 1º de julho:

16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)

  • 19h – Quadrilha Rabo de Palha
  • 19h45 – Considerados dos Matutos
  • 20h30 – As Piranhas dos Sem Terra
  • 21h15 – Garota Safada
  • 22h – Explosão Junina – MCP
  • 22h45 – Estrela Dourada
  • 23h30 – Explode Coração – STN
  • 00h15 – Coração Mazaganense
  • 1h – Palaciana Junina – Vale do Jari
  • 1h45 – Império Junino – Mazagão
  • 2h30 – Sensação Amapaense
  • 3h15 – Luar do Sertão

Confira a transmissão do Governo do Amapá:

 

Veja primeira parte da transmissão:

Arraiá do Povo 2025: esquema de trânsito na Rua Tancredo Neves é reforçado para os seis dias de festa na Zona Norte de Macapá

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Governo do Amapá (@governoamapa)

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).

A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

16º Arraiá no Meio do Mundo

Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.

A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura