Arraiá do Povo: Sensação Amapaense e Luar do Sertão brilham com temas celestiais e resistência feminina no 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Grupos encantaram o público com originalidade e figurinos que exaltam a beleza dos céus e a luta feminina no evento gratuito do Governo do Amapá.

O brilho da cultura popular tomou conta de mais uma noite do Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá, com as apresentações das quadrilhas Sensação Amapaense e Luar do Sertão, que disputam pelo título de campeã do 16º Arraiá no Meio do Mundo.
A Cidade Junina montada no Corpo de Bombeiros da Zona Norte de Macapá, foi tomada pela diversidade de estilos, origens e narrativas que compõem o São João do estado na madrugada desta quarta-feira, 2. São 36 grupos em busca da vitória na competição.
Nesta noite, mais 12 quadrilhas juninas se apresentam durante o evento gratuito do Governo do Amapá, realizado pela primeira vez na Zona Norte de Macapá. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.


Representando o município de Amapá, a Sensação Amapaense trouxe para a quadra o espetáculo “No São João da Sensação, o céu é um convite para sonharmos acordados”, envolvendo o público em uma atmosfera mística e poética inspirada nos astros. Com 18 pares trajando a noite e as estrelas, a quadrilha apresentou um verdadeiro balé cósmico.

O casal de noivos, Ana Beatriz Jaci e Júlio Ferreira Guaraci, reviveu a lendária história de amor entre a deusa da Lua e o deus do Sol, personagens da mitologia Tupi-Guarani. Segundo a lenda, eles são irmãos e filhos de Tupã, apaixonados, mas separados pela missão divina de iluminar o mundo em turnos distintos. O público pôde presenciar essa paixão impossível retratada na dança, que, segundo a mitologia, deu origem ao eclipse solar.
A Miss Caipira Lilian Peixoto surgiu representando os primeiros pássaros a cruzarem os céus da Terra, e o Mister Caipira Carlos Brito integrou o enredo celestial sob a condução do marcador Anderley Pitbul. A quadrilha trouxe para a quadra não apenas beleza e sincronia, mas também sensibilidade e encantamento, em uma homenagem à ancestralidade e aos mitos amazônicos.

Em seguida, a quadrilha junina Luar do Sertão, formada por integrantes dos bairros Santa Inês, Beirol e Mucajá, em Macapá, apostou no tema “As Bruxas Estão Soltas”, exaltando a luta, a coragem e a libertação das mulheres para emocionar o público. Com uma proposta ousada, o grupo ecoou na quadra um grito contra o feminicídio, usando a simbologia da bruxa como figura de resistência e poder feminino ao longo da história.

A Miss Caipira Kellen Karina encantou ao surgir com figurino inspirado na bruxa, e outros personagens do folclore, como a Cuca e a Matinta Pereira, também fizeram parte das apresentações. As representações relembraram como figuras femininas foram historicamente demonizadas, mas também ressignificadas como símbolos de força.
Com figurinos criativos, músicas envolventes e muito carisma, a quadrilha levou ao público uma mensagem forte sobre empoderamento, cultura e justiça social.
Palaciana Junina e Império Junino celebram cultura amazônica no 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Confira os horários das apresentações desta terça-feira, 1º de julho:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
- 19h – Quadrilha Rabo de Palha
- 19h45 – Considerados dos Matutos
- 20h30 – As Piranhas dos Sem Terra
- 21h15 – Garota Safada
- 22h – Explosão Junina – MCP
- 22h45 – Estrela Dourada
- 23h30 – Explode Coração – STN
- 00h15 – Coração Mazaganense
- 1h – Palaciana Junina – Vale do Jari
- 1h45 – Império Junino – Mazagão
- 2h30 – Sensação Amapaense
- 3h15 – Luar do Sertão
Confira a transmissão do Governo do Amapá:
Veja primeira parte da transmissão:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!