Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Governo do Amapá conclui 1º ciclo do Edutech com professores capacitados e kits entregues em todos os municípios

Capacitação presencial com realidade aumentada, metaverso e aplicativos digitais já alcançam mais de 200 profissionais e beneficiam mais de 50 mil estudantes da rede pública.

Por Breno Pantoja
03/07/2025 10h04
Cada escola da rede contemplada recebeu um kit tecnológico com óculos de realidade imersiva, tablets, guia paradidático e aplicativos educativos desenvolvidos pela startup Interseleri

O Governo do Amapá concluiu, nesta semana, o 1º ciclo formativo do Edutech Amapá, programa educacional que leva tecnologia e inovação ao ensino da matemática na rede pública. Com formações realizadas em todos os 16 municípios, o estado alcançou a meta de capacitar professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual e entregar kits tecnológicos a todas as escolas participantes.

“Passamos por todos os municípios, do Oiapoque à Vitória do Jari, e a aceitação foi excelente. Muitos professores relataram que nunca haviam participado de uma formação específica em matemática no próprio município. Foi uma entrega pioneira do projeto e superou todas as expectativas”, afirmou Jair Borges, coordenador de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação (Seed), responsável pela organização das formações.

O objetivo é tornar o ensino da matemática mais atrativo

Ao todo, mais de 200 profissionais foram formados nas oficinas presenciais do programa, realizadas ao longo do mês de junho. Além dos professores de matemática e coordenadores pedagógicos, também participaram gestores escolares e técnicos dos núcleos geoeducacionais. A ação integra o Edutech Amapá, projeto do Interseleri em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) que promove o uso de realidade aumentada, realidade virtual, aplicativos e materiais paradidáticos no processo de ensino-aprendizagem.

Cada escola da rede contemplada recebeu um kit tecnológico com óculos de realidade imersiva, tablets, guia paradidático e aplicativos educativos desenvolvidos pela startup Interseleri, como o Geometa, voltado para o ensino da geometria, e o Matematicando, que trabalha as quatro operações básicas de forma lúdica e interativa.

Professores com óculos de realidade virtual

A ação faz parte de um investimento superior a R$ 12 milhões do Tesouro Estadual, que também contempla a criação de 85 laboratórios tecnológicos em unidades de ensino urbano e rural. O objetivo é tornar o ensino da matemática mais atrativo, significativo e eficiente para os mais de 50 mil estudantes da rede estadual.

“A participação dos professores foi maciça e muito engajada. Eles saíram com a certeza de que o projeto vai fortalecer o que já fazem na escola, com apoio da Seed, que está trazendo inovação, tecnologia e novas formas de ensinar. Nosso objetivo é que os alunos aprendam mais e melhor”, completou Jair Borges.

O Edutech Amapá agora entra em uma nova fase. A partir de agosto, a Seed dará continuidade à trilha formativa, com mais 80 horas de capacitação previstas, incluindo novas etapas presenciais e também formações remotas.

Aula de realidade aumentada
Também participaram gestores escolares e técnicos dos núcleos geoeducacionais
Estado alcançou a meta de capacitar professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual e entregar kits tecnológicos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação