Governo do Amapá conclui 1º ciclo do Edutech com professores capacitados e kits entregues em todos os municípios
Capacitação presencial com realidade aumentada, metaverso e aplicativos digitais já alcançam mais de 200 profissionais e beneficiam mais de 50 mil estudantes da rede pública.

O Governo do Amapá concluiu, nesta semana, o 1º ciclo formativo do Edutech Amapá, programa educacional que leva tecnologia e inovação ao ensino da matemática na rede pública. Com formações realizadas em todos os 16 municípios, o estado alcançou a meta de capacitar professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual e entregar kits tecnológicos a todas as escolas participantes.
“Passamos por todos os municípios, do Oiapoque à Vitória do Jari, e a aceitação foi excelente. Muitos professores relataram que nunca haviam participado de uma formação específica em matemática no próprio município. Foi uma entrega pioneira do projeto e superou todas as expectativas”, afirmou Jair Borges, coordenador de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação (Seed), responsável pela organização das formações.

Ao todo, mais de 200 profissionais foram formados nas oficinas presenciais do programa, realizadas ao longo do mês de junho. Além dos professores de matemática e coordenadores pedagógicos, também participaram gestores escolares e técnicos dos núcleos geoeducacionais. A ação integra o Edutech Amapá, projeto do Interseleri em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) que promove o uso de realidade aumentada, realidade virtual, aplicativos e materiais paradidáticos no processo de ensino-aprendizagem.
Cada escola da rede contemplada recebeu um kit tecnológico com óculos de realidade imersiva, tablets, guia paradidático e aplicativos educativos desenvolvidos pela startup Interseleri, como o Geometa, voltado para o ensino da geometria, e o Matematicando, que trabalha as quatro operações básicas de forma lúdica e interativa.

A ação faz parte de um investimento superior a R$ 12 milhões do Tesouro Estadual, que também contempla a criação de 85 laboratórios tecnológicos em unidades de ensino urbano e rural. O objetivo é tornar o ensino da matemática mais atrativo, significativo e eficiente para os mais de 50 mil estudantes da rede estadual.
“A participação dos professores foi maciça e muito engajada. Eles saíram com a certeza de que o projeto vai fortalecer o que já fazem na escola, com apoio da Seed, que está trazendo inovação, tecnologia e novas formas de ensinar. Nosso objetivo é que os alunos aprendam mais e melhor”, completou Jair Borges.
O Edutech Amapá agora entra em uma nova fase. A partir de agosto, a Seed dará continuidade à trilha formativa, com mais 80 horas de capacitação previstas, incluindo novas etapas presenciais e também formações remotas.



Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!