Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BUSCA PELA VITÓRIA

Arraiá do Povo: Fúria Junina e Rosa Branca Açucena abrem com muito brilho a última noite de programação junina do Governo do Amapá

Quadrilhas tradicionais da Zona Sul de Macapá mostraram temas culturais e regionais em suas apresentações na disputa do 16º Arraiá No Meio Do Mundo.

Por Weverton Façanha
02/07/2025 20h15
Fúria Junina fez homenagem aos mentores da festa junina amapaense no Arraiá do Povo

A última noite do Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá nesta quarta-feira, 2, começou com o brilho e a alegria das quadrilhas tradicionais da Zona Sul de Macapá, Fúria Junina e Rosa Branca Açucena. Os grupos mostraram temas culturais e regionais em suas apresentações na disputa do 16º Arraiá No Meio Do Mundo, que reúne 36 quadrilhas em busca pelo título de campeã na Cidade Junina, na Zona Norte de Macapá.

Iniciado na sexta-feira, 27, o Arraiá do Povo recebe mais de 60 apresentações gratuitas na arena, entre quadrilhas juninas de todos os municípios do estado e das Ilhas do Pará, além de artistas nacionais e locais. São seis noites de festejo junino pelo Governo do Amapá, que investe no evento garantindo movimentação econômica e valorização da cultura tradicional. A programação reúne as três principais competições juninas do estado, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

Rosa Branca Açucena homenageou a história das primeiras festas juninas no país

‘O investimento na cultura permitiu trazer a Cidade Junina para a Zona Norte de Macapá’, destaca governador Clécio Luís na abertura do Arraiá do Povo

Fúria Junina trouxe o tema “Dos Encantos do Norte a tradição do Nordeste” para a Cidade Junina
Grupo representou festas culturais das Regiões Norte e Nordeste

A primeira agremiação a adentrar a arena foi a Fúria Junina, que trouxe o tema “Dos Encantos do Norte a tradição do Nordeste”, para mostrar as festas culturais das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, com ênfase ao Festival de Parintins (AM), festas religiosas como Marabaixo e as músicas culturais como brega, carimbó e forró. 

A quadrilha com 21 pares apresentou movimentos coreografados de maneira alinhada e sincronizada, com as cores usadas nas indumentárias em predominância de azul e vermelha. Com apenas três anos de existência, a quadrilha junina representa o bairro do Congos e já tem o título de melhor casal de noivos tradicionais da quadra junina do estado. Os brincantes encerraram a apresentação saudando os mentores da festa junina amapaense.

A agremiação trouxe como tema “São João de Todos os Tempos, um São João de Saudades”
Grupo remontou festas antigas de danças de rodas

Em seguida foi vez da quadrilha tradicional Rosa Branca Açucena, a segunda a entrar e colorir a arena da Cidade Junina com as cores vibrantes do verde e rosa, que representou uma homenagem à bandeira de São João. A agremiação trouxe como tema “São João de Todos os Tempos, um São João de Saudades”, voltado a relembrar a história das primeiras festas juninas no país. 

Com 21 pares, a quadrilha com nove anos de criação representa o bairro Nova Esperança e o Residencial Jardim Açucena, e remontou em sua apresentação as festas antigas de danças de rodas, os rojões festivos e as fogueiras em referência a São João. A quadrilha tem a atual Miss Caipira campeã de Macapá, Francilene Patrícia, e fechou sua apresentação com ritmos juninos como Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

Confira os horários das apresentações desta quarta-feira, 2:

16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)

Programação com 10 minutos de atraso.

  • 19h – Fúria Junina
  • 19h45 – Rosa Branca Açucena
  • 20h30 – Rosa dos Ventos
  • 21h15 – Estrela do Norte
  • 22h – Estação Junina
  • 22h45 – Xodó Junino – Santana
  • 23h30 – Guerreiro de Fogo
  • 00h15 – Atração Junina
  • 1h – Constelação Junina – Santana
  • 1h45 – Tradição Junina – Santana
  • 2h30 – Brilho Junino – Tartarugalzinho
  • 3h15 – Explode Coração – Porto Grande

Confira a transmissão do Governo do Amapá:

Veja segunda parte da transmissão:

Veja primeira parte da transmissão:

Arraiá do Povo 2025: esquema de trânsito na Rua Tancredo Neves é reforçado para os seis dias de festa na Zona Norte de Macapá

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).

A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

16º Arraiá no Meio do Mundo

Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.

A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura