Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOITE DE ESPETÁCULOS!

Arraiá do Povo: Estação Junina e Xodó Junino estremecem o público de emoção com passos marcantes no 16º Arraiá No Meio Do Mundo

Com muita alegria, as quadrilhas abrilhantaram o espetáculo exaltando São João e a força da tradição popular na programação gratuita do Governo do Amapá.

Por Alexandra Flexa
03/07/2025 00h15
Estação Junina encantou o público do Arraiá do Povo com temática lúdica sobre a doçura do chocolate

Sob o colorido dos ornamentos de bandeirinhas e o brilho dos figurinos encantadores, a última noite do Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá, explodiu de emoção o coração dos quadrilheiros que deram um show no tablado nesta quarta-feira, 2. Com coreografias afinadas as quadrilhas Estação Junina e Xodó Junino encantaram o público que dançou e vibrou nas arquibancadas da Cidade Junina, na Zona Norte de Macapá.

Iniciado na sexta-feira, 27, o Arraiá do Povo recebe mais de 60 apresentações gratuitas na arena, entre quadrilhas juninas de todos os municípios do estado e das Ilhas do Pará, além de artistas nacionais e locais. São seis noites de festejo junino pelo Governo do Amapá, que investe no evento garantindo movimentação econômica e valorização da cultura tradicional. A programação reúne as três principais competições juninas do estado, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

Xodó Junino levou a representação da figura materna no amor, na dor e na emoção no decorrer da história

‘O investimento na cultura permitiu trazer a Cidade Junina para a Zona Norte de Macapá’, destaca governador Clécio Luís na abertura do Arraiá do Povo

Estação Junina apresentou o tema “É de Chocolate o Meu Mais Doce Tesouro”

A quinta atração da noite, Estação Junina, levantou o público das arquibancadas com o tema “É de Chocolate o Meu Mais Doce Tesouro”. O grupo junino formado por 16 pares, de forma divertida e lúdica, trouxe a magia cultural do espetáculo com a representação do trem dourado da Estação e a história da fábrica de chocolate, com a presença de personagens como o Coelhinho da Páscoa. Sob a marcação da pisada forte, a quadrilha junina envolveu a atenção do público com brincadeiras de São João que remetem para memórias da infância. 

Conduzida pela voz do marcador Cláudio Rogério, de forma lúdica a Miss Caipira Vanessa Rabelo, ladeada pelo Mister Lucas Santos, representou o "bilhete dourado" que na história permite a reabertura da fábrica de chocolate, o casal deu um show de apresentação levando brilho dourado, simpatia, carisma e sintonia em cada passo marcado.

Encenação do casamento na roça de chocolate derretido

O casal de noivos Jhonny Brasil e Ana Moraes, encantaram com a encenação do casamento na roça de chocolate derretido, retratando o calor do sentimento que aquece o coração. O encerramento foi marcado pela distribuição de chocolates para o público da arquibancada que interagiu com a energia contagiante do grupo, que ao final revelou a fórmula do chocolate simbolizando o amor com corações dourados.

Xodó Junino emocionou com o tema "Mães, Marias, Amor Dor e Emoção nos Festejos de São João"

Representando o município de Santana, a quadrilha Xodó Junino emocionou com o tema "Mães, Marias, Amor Dor e Emoção nos Festejos de São João". A proposta temática representa a figura materna, no amor, na dor e na emoção no decorrer da história. 

O espetáculo iniciou com uma entrada triunfal do Anjo Gabriel, que anuncia à Maria a chegada do Salvador. Nas cores vibrantes azul, vermelho e dourado o grupo junino estremeceu o público que atento assistia às danças temáticas e o surgimento de Maria representando o amor de todas as mães na Terra.

Nas cores vibrantes azul, vermelho e dourado o grupo junino estremeceu o público

Cheio de espiritualidade, o casal de noivos, Kleane Nascimento e Silviane Souza, surpreendeu o público com o casamento na roça, que representou a história de Adão e Eva até a mordida da maçã.

O grupo fez uma homenagem as mães quadrilheiras; as que trabalham; as negras que combatem o racismo e as chefes de família da cidade e do campo. Ao som de ritmos da natureza, mães das florestas indígenas e ribeirinhas foram homenageadas com elementos amazônicos.

Com caixas de presentes no ritmo sincronizado representaram a gratidão dos filhos. Emoção, afeto, fé, respeito, devoção e espiritualidade, marcaram a passagem do Xodó Junino. A apresentação encerrou com a dor da perda de Maria, matriarca de todas as mães.

Rosa dos Ventos e Estrela do Norte levam tradição nordestina e estilo do Amapá ao 16º Arraiá No Meio Do Mundo

Cenário junino

A Cidade Junina, montada pelo Governo do Amapá pela primeira vez no Corpo de Bombeiros da Zona Norte de Macapá, ganhou vida com um cenário temático que recebe o público com barracas, fogueira, igreja e mercados, tudo para ambientar o local para o evento junino gratuito.

Cenógrafo e paisagista Bruno Rafael Viana

Todo o planejamento, das disposições de espaços até a iluminação cênica e escolha de cores com bandeirinhas retratam a tradição cultural junina foi realizada pelo cenógrafo e paisagista Bruno Rafael Viana. 

"Todo o ambiente junino foi pensado em representar os itens rurais e amazônicos. Por exemplo o boto, fizemos uma barraca personalizada, bem como a barraca da mãe Tucuju, todos feitos com tecidos e estampas personalizadas. Foi um trabalho minucioso e incrível de fazer", declarou o cenógrafo.

Toda a Cidade Junina foi ambientada para celebrar a cultura dos festejos de São João

Confira os horários das apresentações desta quarta-feira, 2:

16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)

Programação com 30 minutos de atraso.

  • 19h – Fúria Junina
  • 19h45 – Rosa Branca Açucena
  • 20h30 – Rosa dos Ventos
  • 21h15 – Estrela do Norte
  • 22h – Estação Junina
  • 22h45 – Xodó Junino – Santana
  • 23h30 – Guerreiro de Fogo
  • 00h15 – Atração Junina
  • 1h – Constelação Junina – Santana
  • 1h45 – Tradição Junina – Santana
  • 2h30 – Brilho Junino – Tartarugalzinho
  • 3h15 – Explode Coração – Porto Grande

Confira a transmissão do Governo do Amapá:

Veja segunda parte da transmissão:

Veja primeira parte da transmissão:

Arraiá do Povo 2025: esquema de trânsito na Rua Tancredo Neves é reforçado para os seis dias de festa na Zona Norte de Macapá

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).

A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

16º Arraiá no Meio do Mundo

Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.

A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura