Arraiá do Povo: Constelação Junina e Tradição Junina trazem espetáculo e emoção ao 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Quadrilhas de Santana apresentaram os temas 'A Divina Comédia do São João' e 'Piratas — Reis dos Mares' na programação gratuita do Governo do Amapá.

As quadrilhas Constelação Junina e Tradição Junina, de Santana, protagonizaram uma noite memorável no tablado com brilho e emoção no Arraiá do Povo, promovido pelo Governo do Amapá, na madrugada desta quinta-feira, 3. Com enredos criativos e apresentações impactantes, os grupos fizeram o público vibrar nas arquibancadas da Cidade Junina, na Zona Norte de Macapá.
Consolidando a força da cultura junina santanense, os grupos mostraram temas teatrais na disputa do 16º Arraiá No Meio Do Mundo, que reúne 36 quadrilhas em busca pelo título de campeã.
Iniciado na sexta-feira, 27, o Arraiá do Povo recebe mais de 60 apresentações gratuitas na arena, entre quadrilhas juninas de todos os municípios do estado e das Ilhas do Pará, além de artistas nacionais e locais. São seis noites de festejo junino pelo Governo do Amapá, que investe no evento garantindo movimentação econômica e valorização da cultura tradicional. A programação reúne as três principais competições juninas do estado, com apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.



A Constelação Junina apresentou o tema “A Divina Comédia do São João”, uma releitura ousada da obra clássica de Dante Alighieri. Em cena, os quadrilheiros conduziram o público por uma jornada coreografada que passou pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, utilizando movimentos marcantes, figurinos vibrantes e personagens carismáticos.
As cores alaranjado, vermelho e amarelo dominaram o palco, simbolizando as chamas do inferno e o calor das fogueiras juninas. Já o espírito da festa foi representado pela figura do anjo Beatrice, vestida em branco e dourado, simbolizando a pureza e a alegria da tradição nordestina. Com criatividade, expressividade e muita energia, a Constelação arrancou aplausos e gritos da plateia, emocionando os espectadores e mostrando o poder da arte junina em transformar clássicos literários em espetáculos populares.
Guerreiros de Fogo e Atração Junina levam fé, tradição e memórias para o 16º Arraiá No Meio Do Mundo


Na sequência, a atual campeã Tradição Junina trouxe ao tablado o tema “Piratas – Reis dos Mares”, mergulhando o público no universo mítico da pirataria e seus personagens lendários. A apresentação começou com a entrada triunfal de uma fragata comandada por um marcador caracterizado como o temido Barba Negra. A encenação trouxe à tona cenas típicas da era dourada dos piratas, tudo representado com riqueza de detalhes em figurinos que alternavam tons de branco e azul, remetendo às ondas do mar.
Um dos momentos mais simbólicos foi a entrada da miss caipira, representando a figura de Calipso, deusa do mar, como símbolo da conexão espiritual entre os quadrilheiros e as forças da natureza marítima. A performance envolvente e os elementos cênicos levaram o público ao delírio, reafirmando o título da Tradição Junina como uma das grandes referências do São João amapaense.
Confira os horários das apresentações desta quarta-feira, 2:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
Programação com 30 minutos de atraso.
- 19h – Fúria Junina
- 19h45 – Rosa Branca Açucena
- 20h30 – Rosa dos Ventos
- 21h15 – Estrela do Norte
- 22h – Estação Junina
- 22h45 – Xodó Junino – Santana
- 23h30 – Guerreiro de Fogo
- 00h15 – Atração Junina
- 1h – Constelação Junina – Santana
- 1h45 – Tradição Junina – Santana
- 2h30 – Brilho Junino – Tartarugalzinho
- 3h15 – Explode Coração – Porto Grande
Confira a transmissão do Governo do Amapá:
Veja primeira parte da transmissão:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!