Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE BUCAL

Amapá apresenta programa Mais Sorriso ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde como modelo na Amazônia Legal

Iniciativa é destaque nacional por levar atendimento odontológico com alta tecnologia a comunidades tradicionais, indígenas e ribeirinhas em regiões de difícil acesso.

Por Karla Marques
16/07/2025 12h03
A iniciativa foi um dos destaques da mesa temática “Tecnologias do cuidado na atenção especializada”

O Governo do Amapá apresentou na terça-feira, 15, em Belém (PA), o programa Mais Sorriso como experiência de referência em saúde bucal na Amazônia Legal, durante a reunião da Câmara Técnica de Atenção à Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) até esta quarta-feira, 16. A iniciativa foi um dos destaques da mesa temática “Tecnologias do cuidado na atenção especializada".

Coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Amapá, Priscilla Flores, o Mais Sorriso é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que leva atendimento odontológico gratuito, de média e alta complexidade, a populações historicamente excluídas do acesso a serviços especializados, como aldeias indígenas, comunidades ribeirinhas e residenciais populares urbanos.

Apresentação do Mais Sorriso reafirma construção de políticas públicas voltadas às populações da floresta

“O Mais Sorriso nasceu para levar cuidado resolutivo aos locais onde a saúde nunca chegou com qualidade. Mais do que prevenir, o programa reabilita, devolve autoestima, função mastigatória e dignidade a quem mais precisa”, destacou Priscilla Flores durante a apresentação.

Desde o seu lançamento, em 2023, o programa já beneficiou mais de 10 mil pessoas, com 27 mil procedimentos odontológicos realizados e a distribuição de 15 mil kits de higiene bucal e protetores labiais, em 71 ações realizadas em todo o estado.

Entre os diferenciais, destaca-se o uso de tecnologia de ponta, como scanner intraoral, raio x digital, fresadora odontológica e motores endodônticos, que permitem diagnóstico preciso e confecção de próteses no mesmo dia, mesmo em áreas de mata fechada.

“É uma honra compartilhar essa experiência. Sou dentista há 25 anos, e a saúde bucal sempre foi minha paixão. Criamos o Mais Sorriso com a missão de fazer mais pelo povo amapaense. Especialmente no que se refere à reabilitação, contamos com tecnologias avançadas que possibilitam a preservação de dentes que, antes, tinham como única alternativa a extração, em razão da falta de acesso a serviços especializados. Além disso, oferecemos reabilitação protética para substituição dos dentes já perdidos, garantindo funcionalidade e qualidade de vida”, concluiu Priscilla.

Cirurgiã-dentista e primeira-dama do Amapá, Priscilla Flores, durante a Câmara Técnica de Atenção à Saúde

As duas maiores ações do programa ocorreram na aldeia Aramirã, em Pedra Branca do Amapari, com apoio da ONG Doutores da Amazônia, e na comunidade ribeirinha Vila Maranata, no município de Mazagão, em parceria com o Projeto 32. Nesses locais, o Mais Sorriso levou não apenas atendimento odontológico, mas também cidadania e inclusão social, com o apoio de diversas instituições parceiras.

Para a secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesa, Cássia Klein, a participação do Amapá na CTAS fortalece o reconhecimento de experiências que transformam realidades:

“Hoje estamos reunidos em Belém com todos os estados da Amazônia Legal mais 10 estados brasileiros, no segundo dia da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conass, finalizando com a apresentação de experiências exitosas. Com muito orgulho, o nosso Mais Sorriso, idealizado e coordenado pela primeira-dama, foi um dos destaques. É um programa inovador e único, por isso foi selecionado para compor o repositório nacional do Conass", frisou Cássia.

A apresentação do Mais Sorriso reafirma o protagonismo do Amapá na construção de políticas públicas voltadas às populações da floresta. O reconhecimento nacional demonstra que o modelo tem potencial de replicação em outros estados da Amazônia Legal, que enfrentam desafios semelhantes de acesso, logística e vulnerabilidade social.

Sobre a Câmara Técnica

A CTAS é uma instância permanente do Conass, voltada à construção e articulação de políticas públicas de atenção à saúde. A edição de julho, realizada em Belém, reúne gestores dos nove estados da Amazônia Legal e das 27 secretarias estaduais de saúde. A programação segue até quarta-feira (16), com mesas temáticas, debates técnicos e visita ao Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde