Governo do Amapá inicia envio de 2,5 mil kits de alimentos para atender familias indígenas em Oiapoque
Ao todo serão mais de 80 toneladas em alimentos, atendendo diretamente mais de 10 mil indígenas das cinco regiões em Oiapoque.

O Governo do Amapá prepara, a partir desta quinta-feira, 17, o 10º carregamento de 2.505 kits de alimentos para a entrega em 67 comunidades indígenas, beneficiando mais de 2,5 mil famílias em situação de vulnerabilidade no município de Oiapoque. As localidades são afetadas pela crise fitossanitária da mandioca. As entregas nas aldeias devem iniciar no domingo, 20, na aldeia do Manga.
Com 35 quilos cada, os kits contêm itens alimentícios como leite, arroz, feijão, óleo, café e outros, que podem suprir a necessidade das famílias de cinco pessoas por até 45 dias. A ação faz parte dos programas Acolher Amapá e Amapá sem Fome, que buscam combater a insegurança alimentar no estado, como proposto no Plano de Governo da gestão.

Os serviços da ação são coordenados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), com apoio da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi) e Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO).
“Com muito esforço e comprometimento estamos mais uma vez atendendo as comunidades indígenas de Oiapoque. Esse trabalho envolve um trabalho conjunto entre algumas instituições do estado, pois essas entregas são complexas e envolvem detalhes como usar transporte terrestre e embarcações; além de haver comunidades muitos distantes”, destacou secretário de Estado da Assistência Social, Hugo Paranhos.
Ao chegar em Oiapoque, os kits são transportados para diversas localidades por meio de embarcações e, em diversas situações, são necessárias mais de seis horas de viagem entre rios e igarapés para levar os produtos para comunidades distantes. Ao todo serão mais de 80 toneladas em alimentos, atendendo diretamente mais de 10 mil indígenas das cinco regiões em Oiapoque.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!