Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARKETING INTERNACIONAL

‘Começamos um trabalho forte na economia, com o turismo como um dos carros-chefes', diz governador Clécio Luís na apresentação do Plano Brasis

A programação em Macapá compõe o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, coordenado pela Embratur. O documento reunirá diretrizes estratégicas para a promoção do país no exterior.

Por Winicius Tavares
18/07/2025 09h45
Governador Clécio Luís durante apresentação das contribuições do Amapá ao Plano Brasis, iniciativa nacional de marketing turístico internacional

Durante a apresentação das devolutivas estaduais ao Plano Brasis, iniciativa que reúne o planejamento internacional de marketing turístico do Brasil de 2025 até 2027 nesta quinta-feira, 17, o governador Clécio Luís destacou que vem realizando um trabalho intenso para impulsionar a economia, com o turismo assumindo papel de destaque, consolidando o Amapá como estado brasileiro que mais atraiu turistas estrangeiros no último ano.

"O Amapá é o mais novo e mais promissor destino turístico. Nós temos vantagens comparativas e atrativos de turismo incríveis para qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta. Há dois anos, começamos um trabalho muito forte na economia, e o turismo sempre foi um dos carros-chefes. As visitas que recebemos, sejam a missões de trabalho ou a lazer, geram oportunidades de negócios”, destacou Clécio Luís.

Apresentação do Plano Brasis reuniu gestores, técnicos e lideranças para alinhar estratégias de promoção e valorização do turismo regional

O senador Randolfe Rodrigues destacou o Amapá como um estado de grande riqueza cultural, natural e estratégica. Apontou a posição geográfica privilegiada do Amapá, que faz fronteira com a Guiana Francesa, a República da Guiana e o Suriname, o que o torna a maior conexão europeia fora da Europa, por meio da França. 

Senador Randolfe Rodrigues ressalta o papel estratégico do Amapá como maior conexão europeia fora da Europa

“Aqui é uma projeção do que nós temos de melhor, do potencial amapaense, que não é pouco. Somos a região que se integra com as Guianas e, junto com isso, somos a maior fronteira da França fora da Europa. Essa multiplicidade de cultura é o que nos identifica, nos une e apresenta ao mundo o potencial que temos para o turismo”, enfatizou Rodrigues. 

No último ano, o Amapá recebeu cerca de 32 mil turistas estrangeiros, que vieram ao estado tanto para lazer quanto para compromissos profissionais. Embora uma parte significativa desses visitantes tenha vindo de países vizinhos, como a Guiana Francesa e o Suriname, também houve presença expressiva de turistas oriundos da Europa, especialmente de Portugal e Espanha, além dos Estados Unidos.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo

“O Amapá é um grande destino, lugar de sustentabilidade, natureza preservada, patrimônio histórico potente, então, temos que fazer o Amapá entrar na rota internacional do turismo, e o primeiro passo estamos dando agora, para que o estado se desenvolva e o turismo seja uma fonte de geração de renda”, disse Marcelo Freixo, presidente nacional da Embratur.

Muitos vieram em missões diplomáticas e comerciais, como é o caso dos embaixadores da Suíça e da Áustria, que, ao visitarem o estado, contribuem para atrair novos contatos e oportunidades de negócios. Por outro lado, cresce também o número de visitantes que escolhem o Amapá para experiências como o turismo de aventura, a pesca esportiva e o turismo cultural. Para fortalecer esse cenário, o governo tem intensificado os investimentos em infraestrutura e promoção turística. 

Entre as iniciativas em andamento, o Estado tem investido no fomento cultural com eventos como Réveillon, Carnaval, Expofeira, Marabaixo e Festival Brasil Sabor; na estruturação do Circuito de Pesca Esportiva; na redução do ICMS da aviação para 3% até 2027, ampliando a malha aérea; na articulação com a França pela isenção de vistos com a Guiana Francesa; e revitalizações como o Marco Zero, Parque Residência, Terminal Hidroviário e o futuro Parque Tecnológico no antigo Macapá Hotel.

Governador Clécio Luís e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante apresentação do Plano Brasis

Plano Brasis 

O projeto da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Governo do Estado e Sebrae, busca identificar prioridades regionais para o mercado internacional, destacar produtos turísticos com maior potencial de exportação, apresentar ações de promoção e capacitação para os próximos dois anos, e valorizar comunidades tradicionais, biodiversidade e cultura local como ativos turísticos. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Turismo