Amapá entra na rota internacional do turismo com lançamento do Plano Brasis
Parceria entre Governo do Estado, Embratur e Sebrae potencializa internacionalmente o setor turístico com a valorização regional.

Com o objetivo de fortalecer o turismo como um vetor de desenvolvimento sustentável, geração de emprego, renda e valorização cultural, o Governo do Amapá lançou, nesta quinta-feira, 17, o Plano Brasis, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP). A nova estratégia de marketing turístico internacional pretende inserir o estado na rota global do turismo, destacando sua biodiversidade, riqueza cultural e identidade amazônica.
O documento reunirá diretrizes estratégicas para a promoção do país no exterior, com base em diagnósticos regionais e propostas construídas em conjunto com gestores públicos, empreendedores e lideranças do setor.

A ação ocorre em um momento de recordes para o turismo brasileiro e em que o Amapá registra uma alta de 45,58% na chegada de turistas internacionais no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Esse é um momento histórico para o Amapá. Estamos trabalhando para transformar nossos potenciais em experiências turísticas consolidadas, somente no ano de 2024, o nosso Estado recebeu 38,9 mil visitantes estrangeiros. O Plano Brasis nos conecta com o mundo e nos ajuda a mostrar que a Amazônia também começa aqui”, reforçou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.
O Plano Brasis está percorrendo as 27 unidades da federação para garantir um alinhamento real entre estratégias nacionais, tendo como foco as peculiaridades de cada região. A proposta da Embratur é reposicionar a imagem do Brasil no mundo, promovendo ações integradas entre o Governo Federal, estados e o trade turístico.

“Nós acreditamos verdadeiramente no potencial do Amapá, o turismo é uma ferramenta de inclusão social gigantesca, temos ativos turísticos no estado que nem o amapaense conhece. Então, agora vamos mostrar o que temos e estruturar o turismo no estado, mostrando nossa Amazônia”, reforçou o Presidente do Sebrae-Ap, Josiel Alcolumbre.
Plano Brasis
O Plano Brasis - Plano Internacional de Marketing Turístico 2025 - 2027 é uma iniciativa da Embratur, desenvolvido em colaboração com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é reforçar a missão institucional da Agência de tornar o Brasil reconhecido por sua diversidade e experiências turísticas autênticas e sustentáveis, contribuindo para o aumento da entrada de turistas internacionais e de divisas estrangeiras no país.
O Plano Brasis surge como uma evolução necessária do bem-sucedido Plano Aquarela, primeiro Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, lançado em 2004, juntamente com a Marca Brasil e que ajudou a posicionar o Brasil como um destino turístico de destaque nas últimas duas décadas. A atualização é considerada uma resposta às principais mudanças no cenário turístico internacional e às novas demandas dos viajantes internacionais.
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