Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUCESSO NA EDUCAÇÃO

Pela primeira vez, estudantes da rede pública do Amapá avançam para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Informática

Rendimento dos estudantes é fruto do apoio do Governo do Estado e do comprometimento das equipes pedagógicas. Oito alunos de duas escolas estaduais concorrerão com representantes na etapa regional, no mês de agosto.

Por Joyce Batista
18/07/2025 10h33
Estudantes da rede estadual do Amapá concorrerão na etapa regional da OBI

Oito estudantes de escolas estaduais do Amapá avançam para a etapa regional da 27ª Olimpíada Brasileira de Informática, que será realizada no mês de agosto. Essa é a primeira vez que alunos da rede pública do estado avançam nessa competição, uma das maiores do país na área de tecnologia.

Os representantes do Amapá são das escolas estaduais Gabriel de Almeida Café e Dr. Coaracy Nunes, ambas localizadas no centro de Macapá. Ao todo, mais de 40 alunos concorreram na etapa estadual. Essa é apenas a segunda participação de escolas públicas do estado no evento.

O aumento no rendimento dos estudantes é fruto do apoio do Governo do Amapá e do comprometimento das equipes pedagógicas e alunos. Segundo o professor de informática Ivson Viana, da Escola Gabriel de Almeida Café, sete de seus alunos foram aprovados na categoria “Programação”, nos níveis 1 e 2, sendo que dois deles passaram com a pontuação máxima na resolução de questões.

Professor de informática Ivison Viana

“A escola, no ano passado, recebeu 2 professores de informática para atuarem nos três turnos da escola, seguindo os parâmetros do novo Ensino médio com as eletivas. Desde então, passamos a participar da OBI. A preparação foi realizada de forma personalizada, aos sábados, no laboratório da escola, além dos conteúdos gerais que são ministrados na disciplina de cultura digital”, contou Ivison.

A etapa regional será realizada em 15 de agosto, presencialmente nas escolas participantes, por meio de um ambiente de prova on-line. Já a etapa nacional está marcada para o mês de setembro, em São Paulo. Os melhores colocados em cada categoria conquistam medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. Os estudantes com melhor desempenho ainda podem ser convidados para a Semana Olímpica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de cursos na área de tecnologia

Os selecionados na etapa nacional estarão aptos para a próxima Olimpíada Internacional de Informática (IOI), em 2026.

Dos mais de 40 inscritos do Amapá, oito estudantes avançaram de fase

OBI

A Olimpíada Brasileira de Informática é realizada desde 1988 pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e coordenada pelo Instituto de Computação da Unicamp. A competição é voltada a estudantes do ensino fundamental, médio e superior, com o objetivo de despertar o interesse pela ciência da computação, além de oportunizar melhores chances na área para pessoas de todas as regiões do país.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação