Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'POROROCA DIGITAL'

‘Falar sobre progressismo mostra que não estamos sozinhos’, diz jovem sobre o 'Pororoca Digital', evento inédito apoiado pelo Governo do Amapá

A acadêmica do curso de jornalismo, Yasmin Bentes, de 23 anos, foi uma das participantes do evento de comunicação que incentiva as vozes da juventude, em Macapá.

Por Bianck Bastos
19/07/2025 09h45
Yasmin Bentes, 23 anos, participou do evento nesta sexta-feira, 18

Como um instrumento estratégico para conectar e incentivar o protagonismo nas mídias digitais, nasceu o movimento “Pororoca Digital”, realizado pelo senador Randolfe Rodrigues e o Governo do Amapá com apoio da Central Única das Favelas (CUFA) e Norte Telecom. O evento foi lançado nesta sexta-feira, 18, em Macapá, e reuniu públicos de todas as idades, como a acadêmica do curso de jornalismo Yasmin Bentes, de 23 anos, que se mostrou aberta à iniciativa que democratiza, fortalece e incentiva as vozes protagonistas da juventude na era digital.

“Esse evento é para ter uma 'pororoca de ideias', na qual reúne principalmente as juventudes, para conseguirmos desenvolver nossas narrativas e saber como devemos comunicar isso da melhor forma. Acredito que, a partir do momento em que desempenhamos o papel de dar nossa opinião nas redes sociais, mesmo não tendo um número expressivo de seguidores, ainda assim contribuímos para uma influência. Foi excepcional participar, porque encontrar jovens que falam sobre progressismo mostra que não estamos sozinhos, que temos força para ocupar um espaço que também é nosso”, declarou a jovem.

A abertura do maior encontro de comunicação digital da Amazônia amapaense, entrelaça a trajetória de uma nova geração que nasceu conectada à tecnologia, e que por meio dela pode construir um protagonismo com suas próprias narrativas, cujos pilares devem se sustentar na responsabilidade e na ética ao partilhar conteúdos relevantes em diversas áreas, seja na política, na economia, educação ou nas causas sociais.

Evento propõe uma imersão de conhecimentos para jovens entre 16 a 30 anos 

O evento propôs aos participantes uma experiência única e completa, desde palestras sobre a tecnologia na política, debates com atrações nacionais, workshop de YouTube, Inteligência Artificial, CapCut e a criação de conteúdo. Uma verdadeira imersão de conhecimentos para jovens entre 16 a 30 anos que desejam se aprofundar na área e contribuir para uma comunicação pública mais dinâmica que atenda, sobretudo, os princípios da verdade.

Senador Randolfe Rodrigues e Alzira Nogueira

“O Pororoca é para interconectar, aqui nós vamos aprender juntos e trocar experiências com influenciadores que já atuam na internet. Esse novo mundo de redes sociais tem muita coisa ruim que deve ser regulado, há xenofobia, preconceito, racismo, ameaça à democracia, então, o objetivo é mobilizar esse povo, e usar as plataformas digitais como instrumento da economia criativa própria e que ao invés de disseminar ódio pode ser uma ferramenta que dissemine amor”, destacou o senador Randolfe Rodrigues.

Além disso, a proposta também inclui e incentiva jovens em vulnerabilidade que enfrentam dificuldades de integração e participação social, devido a diversos fatores, um deles o socioeconômico. Na ocasião, a presidente da CUFA, Alzira Nogueira, comentou que o movimento é fundamental para dar voz a quem precisa ser ouvido e lembrado, e acredita que uma comunicação plural pode mudar realidades.

Presidente da CUFA, Alzira Nogueira

“Entendemos que comunicação digital é um instrumento de poder, tem a ver com ampliar nossa voz, de dar visibilidades às pessoas que estão nas periferias, e de também tem a ver com inclusão econômica, porque estamos em um mundo em transformação com uma nova economia, temos um exemplo de um jovem que veio da periferia e hoje é tem um protagonismo como influencer e é um exemplo de criador de conteúdo e vive disso economicamente. Então essa é uma iniciativa de múltiplas dimensões e para as periferias isso é muito importante, para que a nossa juventude se aproprie de recursos para potencializar a sua presença nessas redes”, reforçou Alzira.

A programação que conecta a juventude da Amazônia encerra neste sábado, 19. O encontro conta com jovens protagonistas, entidades políticas, influenciadores e demais interessados em saber como podem entrar no universo digital ou até mesmo investir no ramo para contribuir com uma comunicação pluralista, amazônida e autêntica.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!