Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IGUALDADE RACIAL

Governo do Amapá inicia 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial durante a Festividade de São Tiago, em Mazagão Velho

Encontro segue até esta terça-feira, 23, e debate políticas de igualdade racial, além de escolher delegados para etapa nacional.

Por Lucas Mota
22/07/2025 10h03
Espaço foi construído para debates sobre políticas afirmativas de igualdade racial

O Governo do Amapá deu início, neste domingo, 21, à 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (5ª Coepir), reunindo representantes de 14 municípios para debater e fortalecer as políticas públicas afirmativas voltadas à equidade racial no estado. O evento acontece em Mazagão Velho, dentro da programação da tradicional Festividade de São Tiago, que há séculos simboliza a resistência e a ancestralidade do povo negro amapaense.

'Não é só um evento pontual, mas um trabalho contínuo', enfatiza governador do Amapá na 5ª Conferência Estadual da Igualdade Racial, em Mazagão Velho

A conferência tem como foco a construção de propostas para o enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, além da eleição dos delegados que representarão o Amapá na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (5ª Conapir), que será realizada em setembro. O tema nacional “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial" norteia as discussões que envolvem lideranças negras, quilombolas, povos de terreiro, indígenas, ciganos, representantes da sociedade civil e gestores públicos.

Na solenidade de abertura, foi apresentada a cultura de diferentes regiões do estado

A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, destacou o papel central da conferência na construção de políticas públicas afirmativas.

Josilana Santos, diretora-presidente da Fundação Marabaixo

“Aqui vamos discutir a política pública afirmativa para o estado do Amapá e tirar as propostas dos delegados que irão para a conferência nacional que acontece em setembro. O dia de hoje reflete mais um compromisso do governador Clécio Luís com a efetivação do programa Amapá Afro. Desta forma, fazer política pública afirmativa é falar de uma Amazônia que é negra, ouvindo o seu povo”, reforçou.

Para Eliseu Monteiro, professor e integrante do grupo de marabaixo da Escola Wilson Hill de Araújo, no município de Itaubal, participar da conferência representa a valorização da diversidade cultural.

“É gratificante participar de uma ação desta que reafirma que nosso país é plural e respeita todas as formas de crenças e culturas”, afirmou.

Professor e integrante de grupo de marabaixo do município de itaubal, Eliseu Monteiro

5ª Coepir

A conferência segue até esta terça-feira, 23, com painéis temáticos sobre ações afirmativas, educação, racismo ambiental, participação política e o fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O evento também reafirma o compromisso do Governo do Estado com uma política de reparação histórica, fortalecimento institucional e construção de uma sociedade democrática, justa e antirracista.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!