Amapá sem Fome: Governo do Estado realiza décima ação de entrega de alimentos para indígenas em Oiapoque
Ao todo foram mais de 80 toneladas em alimentos, atendendo diretamente mais de 10 mil indígenas das cinco regiões do município e ainda tanques para armazenamento de combustível.

Seguindo à programação de envio do auxílio humanitário para famílias em situação de vulnerabilidade, o Governo do Amapá realizou no domingo, 20, uma grande ação de entrega de 2,5 mil kits de alimentos para promover a segurança alimentar de famílias indígenas de Oiapoque, na aldeia do Manga, Terra de Uaçá.
Ao todo, 67 comunidades indígenas foram beneficiadas com os kits, além de 51 tanques para armazenamentos de combustível, para garantir a autonomia energética às comunidades das aldeias. Os tanques são fruto da emenda do senador Davi Alcolumbre e recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. (MIDR).

A iniciativa está vinculada aos projetos Amapá Sem Fome e Luz Para Viver Melhor, coordenados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que atende as demandas do decreto fitossanitário de 2023, que coloca as terras indígenas como vulneráveis à praga da mandioca. Na sede urbana de Oiapoque, no sábado 19, ainda ocorreu a entrega de kits para cerca de 300 famílias não indígenas.
“Mais uma vez estamos atendendo as comunidades indígenas de Oiapoque com kits de alimentos, em função da crise fitossanitária da mandioca. Sabemos das dificuldades e por isso, fazemos um imenso esforço de trazer esse benefício a essas famílias e vamos manter isso até a normalização desta situação”, informou o governador Clécio Luís.

Com 35 quilos cada, os kits contêm itens alimentícios como leite, arroz, feijão, óleo, café e outros, que podem suprir a necessidade das famílias de cinco pessoas por até 45 dias. A ação faz parte do Plano de Governo da gestão.

"Estamos realizando a décima entrega do programa aos povos indígenas e essa medida traz um alívio imediato que é a segurança alimentar e nutricional para os povos originários. Nosso planejamento é atender as comunidades da melhor maneira possível", destacou a secretário da Seas, Hugo Paranhos.
Com uma participação direta e efetiva do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO), o transporte dos materiais a partir da aldeia do Manga para outras comunidades é feito de embarcação e, em algumas localidades, o percurso por rios e igarapés leva até seis horas de viagem.

“Sempre é importante receber esses alimentos, pois, nosso povo está sem as roças e não conseguimos fazer e nem vender a farinha e isso, afeta também a alimentação das comunidades. Agora com muito trabalho estamos conseguindo atender as nossas diversas regiões e isso é gratificante”, disse o presidente da CCPIO, cacique Edmilson Oliveira.
Ao todo foram mais de 80 toneladas em alimentos, atendendo diretamente mais de 10 mil indígenas das cinco regiões em Oiapoque. Essa foi a décima ação de entrega que já somam mais de 25 mil kits de alimentos entregues nas áreas indígenas de Oiapoque.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!