Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
248 ANOS

Dança vominê marca ancestralidade, fé e cultura na Festa de São Tiago em Mazagão Velho, apoiada pelo Governo do Amapá

Atividade bicentenária aconteceu nesta quarta-feira, 23, nas ruas da vila que é distrito de Mazagão. A programação tradicional segue até 28 de julho.

Por Bianck Bastos
23/07/2025 17h38
Atividade aconteceu nesta quarta-feira, 23, nas ruas da vila de Mazagão Velho

Sob os varais de fitas coloridas nas ruas, estampido das espingardas e as batidas dos tambores, aconteceu nesta quarta-feira, 23, a tradicional dança vominê da Festa de São Tiago, que simboliza a vitória dos cristãos em batalha com os mouros. Com apoio do Governo do Amapá, a atividade integra a programação da festividade bicentenária, na vila de Mazagão Velho.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

O momento festivo movimenta toda a comunidade e visitantes, marca a ancestralidade, fé e repasse da herança cultural para os mais jovens. Nesta sexta-feira, 25, Dia de São Tiago, ocorre o ápice da programação, com apresentações artísticas e as encenações da batalha entre mouros e cristãos.

O mazaganense José Silva, de 19 anos, foi um dos participantes, oriundo dos antepassados mouros que chegaram ao Amapá.

José Silva é um dos mazaganenses que exaltam a tradição da Festa de São Tiago

“Aqui não há uma rivalidade entre as gerações, o que fazemos é a preservação da identidade cultural. A dança vominê no contexto histórico representa a vitória dos cristãos, e em forma de tributo e homenagem a São Tiago e a São Jorge, os devotos dançaram o vominê. E como descendente das famílias que aportaram na Amazônia brasileira, é uma honra crescer nesse ambiente de várias manifestações culturais que ocorrem aqui durante o ano”, relatou Silva.

O percurso saiu da Igreja Matriz e seguiu até as casas dos figurantes, como a Menina da Calderinha, Figura de São Jorge e Casa da Festa. A comemoração é regada a tradições, rituais seculares e muita alegria entre os participantes, como o Raimundo Ramos, de 81 anos, que revelou que bate tambor desde os seus 10 anos e ainda demonstrou força ao carregar o instrumento que pesa cinco quilos.

Raimundo Ramos, de 81 anos

“Me sinto muito feliz, graças a Deus, porque é uma forma de levar para frente a história. Quando me entendi por gente, já havia a festa, o meu pai batia caixa, mas ele não foi meu professor, tive outro, o seu Afonso, e aos 10 anos aprendi a bater tambor. Hoje, com 81 anos, continuo aqui e amo essa profissão”, afirmou Ramos, com felicidade.

Tradição apoiada pelo Governo do Amapá

A Festa de São Tiago, que acontece de 16 a 28 de julho, mistura rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo, que lutou ao lado dos cristãos na batalha contra os mouros. Durante esse período, a habitualmente pacata vila de Mazagão Velho recebe milhares de visitantes para prestigiar os festejos.

A programação é realizada pela comunidade, que se organiza pelo Instituto Cultural, com apoio do Governo do Amapá e Prefeitura de Mazagão. Este ano, a mais tradicional manifestação cultural e religiosa do Amapá completa 248 anos. A Festa de São Tiago encerra nos dias 27 e 28, quando as crianças têm uma festa protagonizadas por elas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura