Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE INDÍGENA

Governo do Amapá leva atendimento de saúde ao 1º Festival Cultural Galibi Maworno, em Oiapoque

Programação ocorre nos dias 26 e 27, na aldeia Tukay e se entende até a aldeia Kariá, com assistência médica, odontológica, pediátrica, nutricional, farmacêutica e psicológica.

Por Júnior Nery
24/07/2025 10h00
1º Festival Cultural Galibi Maworno será realizado na aldeia Tukay, em Oiapoque

A cultura e a tradição ganham destaque no 1º Festival Cultural Galibi Maworno realizado na aldeia Tukay, em Oiapoque, no extremo Norte. A programação, que será no sábado, 26, e domingo, 27, contará com assistência médica, odontológica, pediátrica, nutricional, farmacêutica e psicológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A saúde indígena é uma das políticas priorizadas na atual gestão do Governo do Amapá, que reforça os cuidados com quem mantém viva a ancestralidade amazônica. A ação se estende na segunda-feira, 28, também para os povos originários da aldeia Kariá. Em ambas as localidades, as comunidades receberão as equipes do programa Mais Sorriso, que leva saúde bucal para ribeirinhos, agricultores, quilombolas de todo o estado.

Ao todo, 12 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogo viajarão para garantir cuidado completo. Os atendimentos acontecerão ao longo do dia, enquanto as atividades culturais acontecem, como os jogos tradicionais, dança do ‘Turé’ - símbolo da identidade indígena do Amapá, além de gastronomia e feira de artesanato indígena.

Alessandra Macial, coordenadora estadual de Saúde Indígena da Sesa

“O Governo do Amapá atendeu, de forma incondicional, à solicitação dos organizadores do evento. Estaremos presentes com uma equipe multidisciplinar, realizando atendimentos integrais e levando cuidado e apoio às comunidades”, destacou a coordenadora da Saúde Indígena da Sesa, Alessandra Macial.

Saúde e ancestralidade

Nos dois dias do festival, as ações serão concentradas na Aldeia Tukay, localizada a 92 km de Oiapoque, com foco em atendimentos médicos, de enfermagem, e especialmente em saúde bucal, com a atuação dedicada do Mais Sorriso. No dia 28, a equipe se deslocará até a aldeia Kariá, próximo à BR-156, para uma ação especial solicitada pelos líderes locais, voltada principalmente ao público pediátrico e nutricional.

Programa Mais Sorriso do Governo do Amapá leva saúde bucal aos povos indígenas

A expectativa é de que cerca de 2 mil indígenas circulem pelo festival, reunindo não só o povo Galibi Marworno, mas também representantes de etnias como Palikur, Kalina e Karipuna. A atuação da Sesa será integrada ao apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), e Hospital de Oiapoque que também enviarão equipes para fortalecer os atendimentos.

Segundo a Sesa, cerca de 50 a 60 pessoas devem ser atendidas pelo Mais Sorriso durante a programação na aldeia Tukay. Na Aldeia Kariá, o atendimento será mais direcionado às comunidades vizinhas, que já passaram por triagem e levarão os pacientes que precisam de atenção médica, nutricional e odontológica.

A participação da saúde estadual neste momento de celebração cultural reforça o compromisso do Governo do Amapá em garantir cuidado, respeito e presença junto aos povos originários.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde