'Tenho fé que São Tiago vai me curar', diz devota durante passagem do Círio em Mazagão Velho
A dona de casa Núbia Lima é uma dos milhares de fiéis que buscam na tradição secular a força para superar desafios pessoais.

Durante a emocionante passagem do Círio de São Tiago, nesta sexta-feira, 25, em Mazagão Velho, a fé se manifestou em promessas, preces e olhos marejados. Entre a multidão de devotos que acompanharam a festividade centenária, a dona de casa Núbia Lima reza em silêncio, ajoelhada em frente ao altar que a família preparou ao santo guerreiro em sua casa. Ela enfrenta, há alguns meses, sintomas de uma enfermidade ainda sem diagnóstico e, como muitos, ela encontra na devoção a São Tiago as forças que precisa para continuar.
“Tenho fé que São Tiago vai me curar, que nós vamos conseguir identificar o que está acontecendo comigo, e em nome do Santo Guerreiro eu serei curada”, disse com esperança.
Para ela, participar do Círio não é apenas tradição: é um ato de entrega, confiança e resistência.

A cena comoveu quem acompanhava de perto o momento mais espiritual da Festa de São Tiago, uma das manifestações religiosas mais antigas e simbólicas do Amapá. Realizado com o apoio do Governo do Estado, o Círio reúne milhares de fiéis todos os anos, que percorrem as ruas da vila em procissão, levando seus pedidos e agradecimentos.
Mais do que um evento religioso, a Festa de São Tiago é um encontro de gerações, de fé viva e de fortalecimento da identidade do povo mazaganense.
Histórias como a de Núbia reafirmam o significado profundo dessa tradição que atravessa o tempo e continua inspirando a esperança do povo.

Festa de São Tiago
A festividade, que neste ano completa 248 anos, segue até o dia 28 de julho com uma programação intensa que mistura religiosidade, cultura, arte e tradição. Além do Círio, a programação da sexta-feira contou com missa campal, passagem do nono velho, entrega dos presentes, novena e a tão aguardada batalha entre os dois povos em homenagem à trajetória do santo guerreiro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!