Governo do Amapá promove ação voltada à saúde integral do homem da Segurança Pública
Programação conta com roda de conversa com médicos especialistas para incentivar o cuidado com corpo e mente, além de competições com provas físicas de levantamento terra, supino e circuito militar.

O Governo do Amapá promove, nesta quinta-feira, 31, o evento “Homem que Cuida: Corpo e Mente em Prontidão”, voltado à promoção da saúde integral dos profissionais do sexo masculino que atuam nas forças de segurança pública do estado. A programação acontece, num primeiro momento, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), em Macapá, com uma roda de conversa sobre saúde física e mental.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pelo Instituto de Ensino e Segurança Pública (Iesp). A roda de conversa conta com a participação de cinco médicos especialistas – psiquiatra, urologista, cardiologista, cirurgião bariátrico e cirurgião endoscopista –, que estão tratando de temas fundamentais como: autocuidado, prevenção de doenças e bem-estar masculino.


“O homem também precisa entender a importância do autocuidado. Não é quando o problema acontece que ele deve pedir ajuda, mas pensar no problema antes que ele ocorra. A prevenção é muito importante. Dessa forma, o homem precisa saber pedir ajuda, e no momento certo”, recomenda Alan Coimbra, coordenador do Iesp.
Ainda na quinta-feira, o Iesp sedia o 1º Desafio das Forças de Segurança, uma competição simbólica e colaborativa entre equipes de diferentes unidades. Os participantes vão enfrentar provas físicas como levantamento terra, supino e circuito militar. A atividade busca reforçar a importância da prática regular de exercícios como ferramenta de cuidado com a saúde e de integração profissional.
“Este evento está sendo idealizado para que o homem da segurança pública entenda que pode, e deve procurar os meios disponíveis para ter acesso à saúde. O corpo médico, tanto dos Bombeiros quanto da Polícia Militar, é formado por profissionais de alto gabarito. É como se o militar tivesse à disposição um excelente plano de saúde, com várias especialidades”, destaca o major Prisco de Paiva, médico-cirurgião geral do Corpo de Bombeiros Militar.

O major também ressalta a importância de combater o preconceito e a resistência que muitos homens ainda têm em relação ao cuidado com a própria saúde.
“O homem é muito refratário ao tratamento, só procura ajuda em último caso. Este trabalho é para mostrar que ele deve buscar esse cuidado de forma holística, ou seja, voltada para o corpo e para a mente”, explica o militar.
A iniciativa integra um conjunto de ações do Governo do Amapá voltadas à valorização e ao bem-estar dos profissionais da segurança pública. Entre essas ações, está o Escuta SUSP, lançado nesta semana, que oferece atendimento psicológico online e gratuito aos agentes, reforçando o compromisso do Estado com à saúde física e mental dos servidores.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!