Com apoio do Governo do Amapá, Circuito da Diversidade dá início aos eventos que antecedem a 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Macapá
Programações com atividades artísticas e a venda de artesanatos buscam garantir direitos desta população e fortalecer o empreendedorismo.

Com a garantia de políticas públicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação da população LGBTQIA+, o Governo do Amapá deu início à programação do Circuito da Diversidade, na Casa do Artesão, com atividades culturais, artísticas e de valorização deste público em Macapá.
A abertura oficial ocorreu na quarta-feira, 29, com o Quarta Lilás, projeto que reúne várias atrações musicais, recitais de poesias e um espaço destinado ao empreendedorismo. A programação antecede a 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, que ocorre em 3 de agosto. Nesta quinta-feira, 31, acontece a Parada Preta, com espaços de arte, Marabaixo e orgulho da negritude.

Coordenada pela Comissão Organizadora da Parada, formada por representantes da sociedade civil e do movimento LGBTQIA+, o evento conta com o apoio institucional do Governo do Estado pela atuação integrada de secretarias nas áreas de direitos humanos, saúde, justiça e assistência social.

“Hoje nós temos o Governo do Estado que, além de padrinho da parada deste ano, disponibiliza várias secretarias com suas pautas específicas voltadas à comunidade LGBT, daí nosso profundo respeito ao governador Clécio Luís. São atividades que promovem visibilidade, direitos e respeito à comunidade homossexual”, pontuou a coordenadora da comissão executiva da Parada, Joanes Costa.

Quem também aproveitou a programação foi a artesã Glacy Dias, que aproveitou o espaço destinado ao empreendedorismo, para faturar um dinheiro extra com a venda de vários produtos confeccionados por ela mesma.
“A gente se diverte, conhece novas pessoas e ainda ganhamos dinheiro com os nossos produtos, além de apoiar a defesa dos direitos e a promoção da igualdade entre as pessoas”, destacou a empreendedora.
25ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
Com apoio do Governo do Amapá, no domingo, 3 de agosto, acontece mais uma edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Macapá, que traz o tema “25 anos de Amor e Luta no Coração da Amazônia”. A concentração é no Trapiche Santa Inês, a partir das 15h, com apresentações culturais no Palco da Diversidade.
Além das atividades culturais, a edição deste ano conta com diversos serviços gratuitos para a população LGBTQIA+, incluindo emissão de documentos, atendimentos de saúde preventiva, orientações jurídicas, encaminhamentos sociais, cadastro em programas e acesso a políticas públicas voltadas à cidadania e à inclusão social.
Antes do evento principal, nesta quarta-feira, 30, e até 2 de agosto, sempre a partir das 18h, acontece a pré-programação “Circuito da Diversidade”, na Casa do Artesão, com atividades culturais, artísticas e de valorização da diversidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!