Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Sambas amapaenses são classificados para fase de inscrição no concurso da Estação Primeira de Mangueira, para o Carnaval 2026

As composições seguem para a próxima etapa da disputa que escolherá o samba-enredo oficial da tradicional escola de samba carioca.

Por Leidiane Lamarão
01/08/2025 16h34
Equipe afinada para a apresentação do seu samba

O talento amapaense segue ganhando destaque no cenário do samba nacional. As composições feitas artistas do Amapá foram classificadas para a fase de inscrição do concurso que vai eleger o samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira para o Carnaval 2026, que vai levar para a Sapucaí o tema "Mestre Sacaca do Encanto Tucuju - O Guardião da Amazônia Negra".

A seleção é um reconhecimento da força criativa e da musicalidade do estado, que atravessa fronteiras. Os sambas foram inscritos por compositores amapaenses que participaram da seletiva promovida no estado com apoio do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A felicidade estampado no rosto da última equipe a se apresentar

A iniciativa viabilizou a escuta e o aperfeiçoamento das obras por meio de momentos tira-dúvidas com representantes da Mangueira, diretamente da sede da Secult, em Macapá. Durante o encontro, os artistas amapaenses puderam apresentar suas composições e receber orientações técnicas sobre o regulamento do concurso.

A ação também fortaleceu o intercâmbio cultural entre o Amapá e uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval carioca. Segundo a secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli, a participação dos compositores locais em uma disputa de tamanha representatividade nacional significa mais do que uma conquista individual, é um marco para a cultura popular do estado.

Secretária de Cultura do Amapá, Clicia Vieira Di Miceli

“É uma grande oportunidade para os nossos artistas mostrarem a força do samba amapaense. Estamos muito orgulhosos de ver a nossa musicalidade sendo reconhecida por um dos maiores símbolo da história e da resistência cultural brasileira, que é a Estação Primeira de Mangueira”, destacou a secretária.

Durante as apresentações, ocorridas na quarta-feira, 30, era visível a felicidade e o brilho nos olhos do compositores ao receberem a notícia da classificação para a próxima etapa, que vai ocorrer em 16 de agosto. Com a classificação, os sambas seguem para a etapa de inscrição oficial junto à Estação Primeira de Mangueira, que avaliará as composições com base em critérios como melodia, letra e fidelidade ao enredo. 

A equipe da escola de samba amapaense Boêmios do Laguinho

“Essa foi mais uma etapa que a gente ficou muito satisfeito, porque fizemos alguns apontamentos nos encontros anteriores e eles trouxeram essas modificações, e isso foi muito bom, porque eles atenderam as expectativas do que a gente está buscando. Agora já estamos bem ansiosos para a próxima etapa, no dia 16, que vai ser presencial com todo mundo, com bateria e tudo mais. Vai ser muito importante” declarou o diretor musical da escola de samba carioca, Victor Art, que acompanhou virtualmente as apresentações no estúdio Tarumã.

O samba vencedor será escolhido em eliminatórias realizadas no Rio de Janeiro e apresentado oficialmente no desfile de 2026. A participação dos amapaenses marca mais um passo importante na projeção nacional de artistas do Norte, reafirmando a potência da produção cultural local e reforça o investimento do Governo do Amapá no Carnaval, gerando mais trabalho, emprego e renda para a população do estado.

A felicidade estampado no rosto da última equipe a se apresentar

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura
TAGS: Carnaval