Governo do Amapá firma acordo inédito com a Polícia Federal para reforçar combate a crimes empresariais
Parceria garante acesso direto da PF a dados da Junta Comercial do Estado e fortalece a transparência e o enfrentamento à fraudes.

O Governo do Amapá firmou um acordo inédito com a Polícia Federal para ampliar o combate a crimes empresariais nesta sexta-feira, 1º de agosto. O termo de cooperação garante acesso direto da corporação a dados estratégicos sobre o registro de empresas no estado, fortalecendo investigações e inquéritos em andamento.
A assinatura ocorreu na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Amapá, na Zona Norte de Macapá. A iniciativa é executada por meio da Junta Comercial do Estado (Jucap) e marca uma nova fase de integração entre instituições públicas no enfrentamento a fraudes, lavagem de dinheiro e práticas ilícitas ligadas ao setor empresarial.
“Nós, como Governo do Estado do Amapá, estamos celebrando este acordo para apoiar a Polícia Federal na identificação de empresas que atuam de forma irregular. É uma medida que protege os empresários sérios, que geram empregos e contribuem com o desenvolvimento. Eles terão a garantia de que não haverá espaço para concorrência desleal ou atuação clandestina", destaca o diretor-presidente da Jucap, Alberto Alcolumbre.

Com a parceria, a Polícia Federal poderá acessar informações da base da Jucap de forma ágil e segura, respeitando critérios legais de sigilo e uso institucional. A medida fortalece a segurança jurídica no ambiente de negócios e amplia a transparência nas relações empresariais no estado.
Alberto também destacou que a iniciativa reforça a política de transparência adotada pela atual gestão: “Esse acordo facilita o trabalho da Polícia Federal e promove mais transparência, que é uma pauta prioritária do governador Clécio Luís.”
O superintendente substituto da Polícia Federal no Amapá, João Paulo Bastos, ressaltou os impactos positivos para as investigações: “Esse termo de cooperação vai dar mais agilidade às investigações que envolvem empresas suspeitas, especialmente na identificação de sócios ocultos e laranjas. É uma ferramenta estratégica que fortalece o trabalho da Polícia Federal.”
Com a assinatura do termo, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com a integridade institucional, a transparência pública e o fortalecimento do ambiente de negócios no estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!