Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos do ensino médio podem concorrer a bolsas de estudos para o exterior

Inscrições e prova online podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro

Por Redação
09/02/2017 16h16

Quatro bolsas estão disponíveis através do programa Global Citizens of TomorrowQuatro bolsas estão disponíveis através do programa Global Citizens of Tomorrow

Passar um ano estudando nos Estados Unidos com tudo pago e ainda receber uma mesada de US$ 120 por mês durante o tempo que passar fora. Esses e outros benefícios fazem parte da bolsa de estudos do programa Global Citizens of Tomorrow, ofertada para estudantes amapaenses, através da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a empresa BP. A inscrição e prova online podem ser feitas até às 12 horas do dia 19 de fevereiro, no site http://www.afs.org.br/.

A bolsa é para um ano de high school nos Estados Unidos, que inicia em agosto de 2017. Todos os custos de acomodação, mensalidades e transporte aéreo serão cobertos pelo programa, bem como despesas com visto, seguro saúde e até malas! São oferecidas quatro bolsas de estudo.

Podem concorrer estudantes do ensino médio da rede pública, que querem vivenciar outra cultura e aprimorar o inglês. É preciso comprovar renda familiar bruta de até cinco salários mínimos e estar cursando o ensino médio em escola pública em 2017. Também é necessário possuir nível de inglês intermediário. Alunos com bom desempenho em matemática, ciências, tecnologia e outras áreas importantes para a indústria de energia são fortes candidatos.

O AFS Intercultura Brasil, uma organização internacional, educacional e voluntária vai fazer a seleção dos estudantes. O processo é composto por cinco etapas, sendo a primeira uma prova online composta por 20 questões de múltipla escolha, além de uma redação de um parágrafo, em português, sobre um problema de sua comunidade. O aluno terá 60 minutos para realizar a prova e a redação.

A lista dos finalistas e um suplente deve ser divulgada no dia 23 de fevereiro. Hoje o Amapá tem quatro estudantes bolsistas do programa. O quarteto embarcou para os Estados Unidos em agosto de 2016 e deve retornar em agosto deste ano.

Záiton Cutrim, 17 anos e estudante da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, localizada no município de Porto Grande, é um dos selecionados do programa de bolsas Global Citizens of Tomorrow. Desde agosto de 2016, Záiton mora com uma família americana e estuda no colégio Cardinal Wuerl North Catholic High School, em Mars, na Pensilvânia.

“Morar fora do país é uma experiência simplesmente indescritível. Viver em um lugar com uma cultura tão diferente é algo que todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida. A escola é completamente diferente do Brasil e exige muito mais dedicação de mim, mas ainda assim a experiência é maravilhosa”, comentou.

Além do estudante, Danielle Oliveira, 16, Vitória Gaia, 17, e Thiago Rodrigues, 17 anos, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap/Macapá), participam do intercâmbio. Nova Jersey, Utah e Pensilvânia são os estados americanos onde residem os intercambistas amapaenses.

BP no Brasil
A BP está presente no Brasil desde 1957 e atualmente atua em cinco segmentos: exploração e produção de petróleo e gás natural (BP Energy); produção de etanol (BP Biocombustíveis); produção de lubrificantes e fluidos (Castrol); distribuição de combustíveis de aviação (Air BP); e distribuição de combustíveis marítimos (NFX).

Em 2011 a BP anunciou a criação deste Programa de bolsas de estudos para o ensino médio com o objetivo de proporcionar a alunos talentosos de baixa renda a oportunidade de estudar no exterior.

AFS Brasil
O AFS Intercultura Brasil é uma organização educacional, internacional, voluntária, não-governamental e sem fins lucrativos, que oferece oportunidades de aprendizado intercultural para ajudar as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para a criação de um mundo com mais justiça e paz.

Criado em 1947 e desde 1956 no Brasil, o AFS proporciona experiências de aprendizagem intercultural aproximando culturas globais e ajudando as pessoas a se conectarem, transformando a vida de milhares de estudantes, famílias e indivíduos a cada ano.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação