Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVA ORLA

Governo do Amapá avança na urbanização do Complexo do Aturiá com calçadas intertravadas e serviço de drenagem

Obra prioriza acessibilidade, durabilidade e segurança estrutural em uma das áreas mais tradicionais de Macapá.

Por Aline Brito
06/08/2025 10h59
Calçada está sendo instalada com blocos de paver, melhor durabilidade e facilidade de manutenção

A urbanização do Complexo do Aturiá segue avançando com frentes de trabalho simultâneas do Governo do Amapá, sendo voltadas à instalação de calçadas, pisos táteis e sistema de drenagem. As melhorias fazem parte do projeto de construção da nova área urbana executado pelo Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), e com recurso parlamentar do senador Davi Alcolumbre. 

A calçada está sendo construída com blocos de concreto tipo paver, assentados sobre base de pó de brita, o que garante um encaixe firme e uniforme. O modelo intertravado traz como principal vantagem a facilidade de manutenção: caso seja necessário substituir alguma peça, o reparo é feito de forma localizada, sem precisar quebrar toda a estrutura.

As calçadas já estão recebendo os blocos de acessibilidade, garantindo a mobilidade de pessoas com deficiência visual
Nova Orla do Aturiá terá serviço de drenagem e piso tátil para garantir mobilidade urbana

Além disso, estão sendo implantados pisos táteis para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência visual, respeitando os critérios de inclusão e mobilidade urbana.

“Optamos por instalar os blocos de paver, além de dar um aspecto lindo na calçada, é de fácil manutenção, pois se necessário fazer algum reparo na base ou em alguma parte da calçada, basta retirar os blocos sem prejuízo de material”, explica o titular da Seinf, David Covre.

Outro destaque da obra é a execução do sistema de drenagem superficial e profunda, essencial para o escoamento adequado das águas pluviais. As equipes trabalham na instalação de manilhas, caixas de passagem e camadas de proteção, assegurando que o solo esteja bem preparado para receber a urbanização definitiva.

A nova orla está recebendo um detalhado sistema de drenagem para águas pluviais

Estabilidade e prevenção

Uma das etapas mais importantes do processo é a preparação da base da área urbanizada. Técnicos da Seinf realizam a retirada do solo mole, a lama característica da região, substituindo por camadas de areia e terra compactada. O objetivo é garantir a estabilidade do terreno, prevenindo riscos de afundamento no futuro.

A obra integra o pacote de investimentos estruturantes do Governo do Estado na capital e reforça o compromisso com a valorização das áreas urbanas, segurança da população e qualidade dos espaços públicos.

Os blocos de paver estão sendo instalados em base de pó de brita, que gera mais compactação

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!