Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

Governo do Amapá prepara novo prédio do Caps AD com arte inspirada na Amazônia, em Macapá

Novo espaço do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas fica no bairro Laguinho e conta com salas, copa, recepção e enfermarias para acolhimento noturno de pacientes.

Por Júnior Nery
11/08/2025 16h23
As pinturas trazem a Amazônia como inspiração, criando um “abraço visual” a quem chega no Caps AD

O Governo do Amapá vai inaugurar o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que passa a funcionar na Avenida José Antônio Siqueira, n. 875, no bairro Laguinho, em Macapá. O espaço foi planejado para oferecer mais conforto a pacientes e servidores, com recepção, copa, salas de atendimento e enfermarias para acolhimento noturno de pacientes em acompanhamento médico.

Edricy já traz no portfólio murais inspiradores em outros espaços da saúde pública

Para tornar o ambiente mais acolhedor, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apostou na arte como elemento terapêutico e de identidade cultural. Três jovens artistas grafiteiros: Edricy, Murilo e Senn, assinam as pinturas que trazem a Amazônia como inspiração, criando um “abraço visual” a quem chega.

“A ideia é trazer o que temos de mais real e próximo, nossa história ribeirinha e nossas vivências, para que o paciente se sinta acolhido e representado”, conta Edricy, que recentemente participou da pintura artística da ala psiquiátrica do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal).

Murilo, Edricy e Senn são responsáveis por tornar o novo prédio do Caps AD um espaço mais atrativo e acolhedor

Arte como terapia

O gerente do Caps AD, Rômulo Pantoja, explica que a arte é parte fundamental do processo de reabilitação.

Rômulo Pantoja, gerente do Caps AD

“Ela [a arte] devolve o protagonismo ao paciente, muitas vezes apagado pelo uso de álcool e outras drogas. Aqui, temos oficinas de artesanato e pintura, cujos trabalhos ficam expostos para que todos vejam. Cada criação carrega um significado para o momento vivido pelo paciente, e isso é terapêutico”, afirmou.

Além da ambientação artística, o novo prédio terá enfermarias que permitirão o acolhimento noturno de pacientes acompanhados por médicos, enfermeiros e psicólogos, garantindo mais segurança no tratamento. Segundo Pantoja, o objetivo é oferecer um cuidado integral, que inclua atendimento clínico, acompanhamento psicológico e atividades que promovam a reinserção social por meio da arte, do trabalho e da educação.

Enfermarias são adaptadas para que possam funcionar 24h por dia, oferendo no futuro acolhimento noturno a pacientes

Demanda crescente

A coordenadora de Saúde Mental da Sesa, Marlúcia Milhomem, reforça que a mudança é uma resposta à crescente demanda pelo serviço.

Marlúcia Milhomem, coordenadora de Saúde Mental da Sesa

“Hoje, o Caps AD tem entre 2 mil e 3 mil prontuários, e o prédio atual não comporta esse volume. O novo espaço, com cerca de 10 salas de atendimento, vai permitir um serviço mais humanizado, oferecendo conforto também aos nossos servidores. Inicialmente, funcionaremos de 8h às 18h, mas, até outubro, a enfermaria passará a operar 24 horas, com acolhimento noturno”, explicou.

Com a mudança para o novo endereço, o Governo do Amapá amplia a capacidade de atendimento do Caps AD e reforça sua política de acolhimento, unindo estrutura física, qualificação profissional e o poder transformador da arte para apoiar quem enfrenta o desafio da recuperação.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde