Governo do Estado planeja ‘Via Expressa’ e orienta uso de transportes alternativos para acesso à 54ª Expofeira do Amapá
Medidas melhoram esquemas de trânsito aplicados na edição de 2024 da maior vitrine de negócios da Amazônia para reforçar a segurança viária.

Com a proximidade da 54ª Expofeira, o maior evento de negócios sustentáveis da Amazônia - responsável direto pelo aumento da geração de emprego e renda no estado, o Governo do Amapá planeja medidas especiais para reforçar a segurança viária e fluidez no acesso ao Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

A Rodovia Josmar Chaves Pinto, principal via de acesso ao evento organizado pelo Governo do Amapá, com apoio da iniciativa privada e do senador Davi Alcolumbre, vai receber pelo terceiro ano consecutivo a Via Expressa de 30 de agosto a 7 de setembro. Além disso, durante o período serão reforçadas as campanhas de segurança no trânsito e incentivo ao uso de transportes alternativos.
“Será preciso uma Via Expressa para fluir o tráfego e também estamos organizando as campanhas educativas, onde incentivaremos os visitantes a vir ao Parque de Exposições de táxi, transportes por aplicativo ou coletivos. Esse pré-planejamento teve início no final da Expofeira do ano passado, onde avaliações foram feitas e ficou decidido que algumas ações serão mantidas este ano”, pontuou o diretor-técnico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), Luís Alberto.

O planejamento contou com representantes do Detran Amapá, da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAP) e da gestão da Expofeira.
O coronel do Corpo de Bombeiros, Sandro Sanches, destacou que a meta é sempre reduzir o tempo de engarrafamento, já previsto pelo sucesso do evento, por conta do aumento de pessoas e veículos que se deslocam para o evento.
“Todas as áreas em que os ônibus, transportes por aplicativo, mototáxi e táxi podem parar para deixar e buscar passageiros foram mapeadas, a fim de podermos reduzir o tempo de engarrafamento”, enfatizou o coronel.

Ela voltou melhor para ser a maior de todos os tempos!
O maior evento de negócios verdes e sustentáveis da Amazônia voltou melhor e grandioso. Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Estado realiza a Expofeira do Amapá no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá. Na 54ª edição, são nove dias de evento gratuito, de 30 de agosto a 7 de setembro, com mais de 500 atrações, entre artistas locais e nacionais, mais de 130 pontos de alimentação, e o mais robusto esquema de segurança já implantado em sua história, com aumento de 33% no efetivo em relação à edição anterior.
Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira é organizada pelo Governo do Estado com apoio da iniciativa privada, e do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre. A programação também será marcada pela 1ª ExpoAmazônia, em preparação do estado para a COP30, exaltando o potencial turístico do Amapá e consolidando a Expofeira como um dos principais motores de divulgação e fortalecimento da marca Amazônia no mundo.
O evento retomado pela atual gestão em 2023 é uma vitrine para os negócios, com exposições, empreendedorismo local, artesanato, gastronomia, palestras, oficinas e rodadas de negócios entre pequenas, médias e grandes empresas, até multinacionais, que com suporte das políticas públicas do Governo do Estado consolidam o Amapá como uma das economias que mais crescem no Brasil, impulsionando a geração de empregos e de renda, o desenvolvimento sustentável e as condições para a dignidade do povo amapaense.
A 54ª Expofeira centraliza a venda de produtos de manejo da sociobioeconomia, do agronegócio sustentável, da energia e transição energética, e de mercados inovadores como startups e tecnologias limpas. Além disso, são ofertadas oportunidades de acesso a créditos de Financiamento Verde e a promoção do turismo e cultura amazônica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!