Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO LILÁS

Agosto Lilás: Governo do Amapá promove ação 'Abraça Mulher' e reforça compromisso no combate ao feminicídio

Mobilização integrou a Operação Shamar e o Amapá por Todas Elas, unindo cultura, segurança pública e famílias de vítimas, em Macapá.

Por Jamylle Nogueira
13/08/2025 13h16
Durante a ação, balões brancos foram soltos ao céu como ato simbólico de protesto contra a violência

Com o objetivo de fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher (RAM) e homenagear vítimas de feminicídio, o Governo do Amapá realizou na terça-feira, 12, a ação “Abraça Mulher”, inserida na Operação Shamar e coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento aconteceu na sede da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Macapá e reuniu autoridades, forças de segurança, representantes da sociedade civil e familiares de vítimas.

A mobilização uniu conscientização, segurança pública e valorização da cultura amapaense, com apresentações de Marabaixo, símbolo de resistência, ancestralidade e empoderamento feminino, apresentação dos alunos do projeto "Música na Comunidade", que acontece nos residenciais Macapaba e Miracema em parceria com Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Além das apresentações culturais, viaturas caracterizadas e efetivos das forças de segurança marcaram presença, reforçando a mensagem de união no enfrentamento à violência contra a mulher.

Distribuição dos balões para ato simbólico de abraço
Apresentação de marabaixo durante a ação

       A secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos, ressaltou que a ação coincidiu com o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, data simbólica que também marca o assassinato da policial militar Cabo Emily. Para ela, a realização do “Abraça Mulher” nesse dia reforça o compromisso do Governo do Amapá em transformar memória em ação.

Secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adriana Ramos

“Esse é um ato simbólico do governo, mas também de ação e de compromisso, em que o Estado declara seu apoio à vida das mulheres amapaenses, junto com a sociedade civil, o poder público e a segurança pública. É um momento de abraço e acolhimento, reforçando que o Governo do Amapá não aceita a violência contra a mulher e não aceita o feminicídio”, destacou a gestora.

Entre os participantes estava Ana Teresa Almeida da Silva, 55 anos, funcionária pública e irmã da amapaense Kátia Silva, vítima de feminicídio em um caso que comoveu o estado. Visivelmente emocionada, ela falou sobre a importância do evento para as famílias que carregam a dor da perda.

“Nós não vamos ter a Kátia de volta, mas estamos nessa luta e hoje viemos agradecer a Deus e ao Governo do Estado, que sempre nos acolheu. Compartilho com todos a dor de quem fica. Minha irmã foi assassinada, deixou três filhos e, no mesmo mês, perdemos também nossa mãe. É um vazio muito grande, mas receber esse apoio é essencial. Esse colo afetivo, essa atenção, essa disposição em abraçar nossa causa fazem toda a diferença, porque a nossa dor é a dor de todos", declarou Ana.

Funcionária pública Ana Teresa, de 55 anos, é irmã da amapaense Kátia Silva, vítima de feminicídio

A delegada titular da DEAM, Marina Guimarães, explicou que o “Abraça Mulher” é mais que um evento isolado, é parte de uma estratégia contínua de sensibilização, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

Delegada titular da DEAM, Marina Guimarães

“O Governo do Amapá demonstra, com essa iniciativa, que a luta contra a violência de gênero é prioridade. Unir cultura e conscientização amplia a força dessa mensagem e reafirma nosso compromisso com a vida e a dignidade das mulheres”, afirmou a delegada.

Após a solenidade, todos os presentes formaram um grande círculo em frente à delegacia, simbolizando um abraço coletivo de acolhimento às famílias de vítimas de feminicídio. Em um momento de profunda emoção, foi feita uma oração conjunta e, em seguida, balões brancos foram soltos ao céu como ato simbólico de protesto contra a violência e de homenagem às mulheres que perderam a vida.

Momento de oração e acolhimento
Ato simbólico de pedido de paz e justiça para todas as vítimas de feminicídio

Operação Shamar

A operação é uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com os governos estaduais em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha. No estado, a "Shamar" faz parte também da campanha “Amapá por Todas Elas”, em menção ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher que engloba inúmeras ações integradas com diversos órgãos.

Amapá por todas Elas

Além do evento Eles por Elas, o Governo do Amapá realiza durante todo o mês de agosto uma série de ações do programa Amapá por Todas Elas, para o enfrentamento à violência contra a mulher. As iniciativas incluem a instalação do Box Lilás, com atendimento imediato e humanizado via 190; a operação Shamar, de abrangência nacional, com foco no cumprimento de mandados e fiscalização de medidas protetivas; atividades pedagógicas voltadas ao público masculino; o projeto Elas nas Escolas, com ações informativas em unidades de ensino; e a Caravana da Mulher, que leva palestras, rodas de conversa e blitzes educativas a municípios como Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca, Serra do Navio e Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!