Governo do Amapá promove encontro para debater a Política de Segurança Alimentar nas redes públicas de ensino
O 1º Fórum de Fortalecimento dos Conselhos de Alimentação Escolar l acontece nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, e reúne representantes de todos os municípios.

O Governo do Amapá, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), promove o 1º Fórum de Fortalecimento dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) do estado nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, em Macapá. O evento reúne representantes de todos os municípios para um amplo debate acerca da atuação dos colegiados regionais junto às escolas e instituições parceiras e de fiscalização.
“Estamos muito empenhados nessa concretização da educação de qualidade do nosso estado, tudo isso é fruto desse trabalho. Em todas as nossas entregas da educação dentro de toda essa proposta de construção, reconstrução e reforma das escolas, nossa prioridade é a cozinha. Nós temos essa sensibilidade de ver esse espaço diferenciado porque ninguém aprende de barriga vazia; esses espaços são primordiais para o sucesso dos nossos estudantes”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

O encontro foi idealizado pelo Conselho de Alimentação Escolar do Estado do Amapá (CAE/AP), com o objetivo de alinhar o diálogo entre os órgãos municipais e também aprimorar a execução da Política de Segurança Alimentar nas redes públicas de ensino, atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Esse é um espaço importante de diálogo, de fortalecimento da alimentação escolar, do PNAE, nesse momento tão importante que a gente comemora, que é a saída do Brasil do mapa da fome. O PNAE faz parte dessa gama de políticas públicas de segurança alimentar, e isso intensifica a importância do trabalho do controle social na garantia do direito à alimentação escolar aos estudantes. Então, a gente tem muito orgulho de dizer que são quase 40 milhões de alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar”, afirma a representante do FNDE, Tainá Marchewicz.
Durante os dois dias, serão realizadas palestras e painéis para discutir temas como agricultura familiar, manipulação de alimentos, aplicações de recursos, gestão pública, prestação de contas, ferramentas de contratação e modernização dos conselhos.

“Durante visitas aos municípios, eu vi a necessidade dos conselheiros receberem apoio, e veio essa ideia de a gente fazer um fórum sobre o fortalecimento dos conselhos, mas para trabalhar também a gestão junto a prefeitos, secretários e outros órgãos. A gente vai falar sobre o papel do conselheiro e tudo aquilo que nos cabe”, explica a presidente do CAE/AP, Jucileide Moreira.
Uma das conselheiras do município de Calçoene, Rosinete Nascimento, falou da importância do evento para o aperfeiçoamento da atuação dos conselhos junto às escolas, auxiliando na melhoria do desempenho e eficiência da aplicação dos recursos da merenda escolar.

“Nós, como conselheiros, realizamos visitas periodicamente nas escolas para verificar realmente se o cardápio está sendo seguido, assim como também a qualidade da alimentação escolar. Calçoene já melhorou bastante a merenda, e com esse encontro de hoje, com o conhecimento que vamos adquirir, a gente possa levar para os demais conselheiros que não puderam estar conosco, e assim contribuir mais com a nossa alimentação escolar do município”, diz Rosinete.
O fórum conta com o apoio do Ministério Público do Estado do Amapá (MP/AP), Tribunal de Contas da União (TCU), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade do Acre (Cecane/Ufac). Além disso, ainda houve a presença do prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, do coordenador-geral do Fórum Nacional dos CAEs, Marcelo Colonato, e do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/AP), Samuel Soares.

“Esse é o primeiro fórum de fortalecimento de toda essa rede que encampa a questão da merenda escolar, dos recursos públicos destinados a esse tipo de situação de beneficiamento dos alunos da rede pública e privada dentro do estado. E é muito importante porque agrega esforços no sentido de que o Ministério Público, tanto estadual quanto federal, ele fique mais atento e mais unido a toda essa rede que faz parte desse sistema de fiscalização, de monitoramento desses recursos federais que encampam e beneficiam os alunos de todo o estado do Amapá”, frisa a promotora de Justiça do MP/AP, Andréa Guedes
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!