Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO

Reconstruída pelo Governo do Amapá, nova Escola Quilombola Estadual Profº Joaquim Manoel de Jesus Picanço será entregue em Macapá

Unidade é a 27ª escola entregue pela gestão e vai atender mais de 60 alunos, com preservação da história e a cultura da comunidade do Ambé. ReconsGoverno do Amapá entrega a nova Escola Quilombola Estadual Profº Joaquim Manoel de Jesus Picanço, a 27ª unidade educacional da gestão

Por Sharlot Sandim
15/08/2025 07h00
Escola Quilombola Estadual Professor Joaquim Manoel de Jesus Picanço foi reconstruída pelo Governo do Amapá

O Governo do Amapá entrega neste sábado, 16, a reconstrução da Escola Quilombola Estadual Professor Joaquim Manoel de Jesus Picanço. Localizada na Comunidade do Ambé, Zona Rural de Macapá, a 27ª escola entregue pela gestão atenderá quase 70 alunos, com um espaço mais seguro, moderno, inclusivo e com capacidade para receber novos estudantes.
 
A obra, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), recebeu investimento de mais de R$ 1,4 milhão do Tesouro Estadual. A nova estrutura traz salas modernas, espaços acessíveis e áreas externas de convivência, ampliando as oportunidades educacionais e a integração comunitária.

Tendo a educação como uma das prioridades da gestão, a entrega da escola valoriza a cultura e identidade quilombola e simboliza o investimento na rede física de ensino como um gerador de um futuro sólido para crianças e jovens.

A entrega da escola valoriza a cultura e identidade quilombola

O projeto contemplou a construção em alvenaria, piso de alta resistência, quatro salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de multiaprendizagem, secretaria, direção, sala de professores, banheiros acessíveis, refeitório e espaços administrativos.

A estrutura também ganhou áreas externas e de lazer, como área de vivência, quadra de areia, pergolado, playground, portal de entrada, muro perimetral, conjunto de lixeiras para coleta seletiva e castelo para caixa d’água. Um alojamento foi construído com seis quartos, banheiros, cozinha integrada, área de serviço e garagem, garantindo melhor acolhimento a profissionais que se deslocam até a comunidade.

Para verificar os últimos preparativos para a entrega, a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, realizou uma visita na unidade nesta quinta-feira, 14, junto à equipe técnica. Na oportunidade, ela também conversou com funcionários da educação e com a comunidade sobre esse momento histórico para a região.

Uma visita técnica foi realizada nesta quinta-feira, 14, para verificar últimos ajustes para a entrega
Secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro

“Este investimento vai muito além da infraestrutura física. Ele representa dignidade, pertencimento e oportunidades para os jovens quilombolas do Ambé. Uma escola assim fortalece a autoestima e abre portas para o futuro”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

Educação e identidade quilombola

A nova escola é resultado do investimento do Governo do Estado na valorização da educação e da cultura quilombola. O ensino é ofertado nas modalidades Ensino Fundamental II (regular) e Ensino Médio modular, atendendo diretamente às necessidades da comunidade.

Moradora da comunidade do Ambé, Maria Ramos, de 76 anos

Moradora da comunidade, dona Maria Picanço Ramos, de 76 anos, expressou a alegria de ver a transformação da escola.

“Estou muito feliz. Nunca imaginei que um dia veria uma escola tão bonita aqui no nosso Ambé. É um orgulho para todos nós e uma esperança para as crianças que vão estudar aqui”, disse Maria, emocionada.

Uma história de mais de 75 anos

Fundada em 1947 como Escola Isolada Mista do Rio Pedreira Ambé, a instituição passou por várias denominações até receber, em 1996, o nome atual, em homenagem ao professor Joaquim Manoel de Jesus Picanço, um dos primeiros moradores do Ambé e figura de destaque na história da educação local.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!