‘Inclusão e dignidade, com reflexo imediato na saúde’, pontua governador Clécio Luís em ação que leva energia e vacina para ribeirinhos
O Governo do Estado, em parceria com a União e a CEA Equatorial, leva kits de energia solar e imunização a mais de 2 mil famílias do Bailique, Cutias, Tartarugalzinho, Mazagão, Santana e Rio Cassiporé.

Nesta sexta-feira, 15, no lançamento da 2ª Etapa do Programa Luz Para Todos – Regiões Remotas e Vacina para Ribeirinhos, que leva energia elétrica limpa e renovável a comunidades isoladas e promovem a imunização contra doenças, o governador Clécio Luís destacou que a iniciativa integrada, desenvolvida pela CEA Equatorial, Governo do Estado e Federal, representa mais qualidade de vida para a população e contribui para reduzir desigualdades.

“Isso é inclusão social, é dignidade humana, com reflexo imediato na saúde. Muitos moradores do Bailique sofrem de hipertensão porque preservam os alimentos no sal. Agora, poderão conservar os alimentos de forma saudável. Além disso, haverá mudanças no entretenimento e no acesso à informação: poderão ouvir música, assistir televisão, navegar na internet e aproveitar tudo que os meios de comunicação oferecem. Terão acesso a uma alimentação mais saudável e a oportunidades de prosperar, podendo armazenar alimentos e até comercializar produtos conservados”, enfatizou Clécio Luís.

O programa fornece kits com painéis fotovoltaicos, inversores, controladores e baterias, possibilitando iluminação, conservação de alimentos, comunicação e apoio a atividades produtivas. Com R$190 milhões em investimentos, a iniciativa vai atender mais de 3,8 mil famílias em comunidades do Bailique, Cutias, Tartarugalzinho, Mazagão, Santana e ao longo do Rio Cassiporé.
A atual gestora da Escola Itamatuba, na região do Bailique, Lady Laura destacou que o programa levará benefícios diretos para a comunidade, para a escola e para a saúde local, com a chegada também da vacinação.

“Estamos muito felizes e queremos agradecer imensamente. Muito obrigada mesmo por esse programa tão lindo, que vai beneficiar nossos alunos, pois agora vamos ter onde guardar os alimentos que oferecemos aos alunos. E não falo apenas da nossa escola, mas de todas as comunidades bailiquenses”, disse Lady.
A logística de atendimento conta com três balsas e 20 voadeiras para alcançar todas as comunidades. No Bailique, 600 unidades serão instaladas inicialmente. Com quase todos os municípios com ligação fluvial contemplados, o programa vai ampliar significativamente o acesso à energia elétrica e contribuirá para a melhoria da qualidade de vida das famílias ribeirinhas, como reforça o diretor-presidente do Grupo Equatorial, Augusto Dantas.

“Essas famílias terão o Natal iluminado pelo programa. Este kit atende uma casa inteira: geladeira, TV, ventiladores, iluminação e até uma pequena bomba para captar água. Eu digo que não estamos apenas levando energia, estamos levando dignidade para essas famílias. E também desenvolvimento, porque com energia, internet e computadores, elas passam a ter acesso a todas as bibliotecas do mundo. É uma iniciativa pioneira no Amapá e, com a participação da SVS, tenho certeza de que será modelo para todo o Brasil”, destacou Dantas.

Vacinação para ribeirinhos
De acordo com o superintendente da SVS no Amapá, Cássio Peterka, o governo identificou uma oportunidade importante de levar saúde às comunidades ribeirinhas, complementando o programa de energia. Assim, equipes do Governo do Estado, em parceria com a Equatorial, estarão no Bailique para verificar as cadernetas de vacinação e atualizar as vacinas.

“Temos uma equipe a bordo do barco, oferecendo todas as 19 vacinas disponibilizadas pelo SUS. Além disso, serão realizadas orientações sobre promoção e prevenção da saúde, distribuição de hipoclorito para garantir consumo de água potável de qualidade e instruções sobre seu uso, bem como medidas de proteção contra doenças como dengue, malária, zika e chikungunya”, falou Peterka.
Também participaram da solenidade os vereadores de Macapá, Banha Lobato e Daniel Theodoro; os deputados estaduais Jesus Pontes, Zeneide Costa e Telma Nery; o prefeito de Santana, Bala Rocha; além de outras autoridades.
Luz para Todos - Regiões Remotas
Na primeira etapa, em 2023, foram atendidas mais de 3,5 mil famílias de Vitória do Jari, Bailique (Macapá), Vila do Sucuriju (Amapá) e Mazagão. A retomada do programa no estado é fruto de articulação do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre com apoio do Executivo federal e estadual. A expectativa é de que, até o final de 2026, o Amapá contabilize quase 7,5 mil famílias assistidas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!