Professores do Amapá recebem capacitação da 'Central do Saeb' para fortalecer ensino e preparar para avaliação de 2025
Formação foi realizada nos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba, Itaubal e Cutias do Araguari, e será estendida para toda a rede estadual ao longo dos próximos meses.

O Governo do Estado segue com formações pelo Amapá para preparar a rede pública de ensino para a avaliação da educação básica, prevista para outubro. Nesta segunda-feira, 18, a ‘Central do Saeb’ ocorreu na Escola Estadual Alzira de Lima Santos, em Tartarugalzinho, reunindo educadores do município e de Pracuúba.
Durante as atividades, os educadores receberam orientações sobre o Plano Pró-Saeb, metas estipuladas para o exame e informações específicas relacionadas ao atendimento da educação especial, escolas do campo e uso do sistema Proesc.

Para o diretor da escola, Cláudio Blanco, a presença da ‘Central do Saeb’ dentro das instituições reforça o compromisso do Estado com os resultados educacionais.

“Quero destacar a importância da Central do Saeb. É a primeira vez que acontece uma organização como essa, que traz questões de logística e orientações pedagógicas para apoiar as escolas. Este é um ano de prova, um ano de resultado, e esse olhar diferenciado da secretária Sandra Casemiro e do governador Clécio Luís faz toda a diferença para a educação do Amapá. Estou confiante de que, em 2026, conseguiremos alcançar os índices desejados”, disse o gestor.
Blanco também destacou o impacto do investimento local e na melhoria da qualidade do ensino em Tartarugalzinho. Segundo o diretor, as ações realizadas no município têm contribuído diretamente para o avanço dos indicadores educacionais.
“O município com apoio do Governo do Estado tem investido não só em estrutura, mas também na valorização dos professores, que recebem um dos melhores salários do Estado. Com uma base sólida, acredito que colheremos frutos importantes nos próximos anos”, completou.

Além das informações específicas apresentadas, a capacitação foi dividida em salas por áreas do conhecimento, com foco em Língua Portuguesa e Matemática, para os segmentos do ensino fundamental (9º ano) e ensino médio (3ª série).
O professor Júlio César das Neves Amaral, formador de Matemática da ‘Central do Saeb’, ressaltou a necessidade de integrar as habilidades da BNCC ao planejamento pedagógico de forma estratégica.

“Na formação de Matemática, conduzimos o professor a explorar o quadro organizador curricular, entendendo como as habilidades se conectam entre os anos escolares. Isso permite uma visão integrada, do 6º ao 9º ano, sem perder a ligação com etapas anteriores ou posteriores”, explicou o educador.
Segundo ele, essa abordagem ajuda os professores a identificarem progressões de aprendizagem, otimizando o planejamento e a prática pedagógica.
Formações em Itaubal e Cutias do Araguari
Antes de chegar ao polo em Tartarugalzinho, a 'Central do Saeb' realizou, na última sexta-feira, 15, capacitação nos municípios de Itaubal do Piririm e Cutias do Araguari, com cerca de 60 gestores, coordenadores e professores, na Escola Estadual Wilson Hill, em Itaubal.
O encontro foi marcado pela troca de experiências, diálogo entre educadores e alinhamento de estratégias para melhorar os índices educacionais do Amapá.
Central do Saeb em Ação
A ‘Central do Saeb’ faz parte do projeto “Bora Fazer o Saeb, Mano” 2025, lançado pelo Governo do Amapá como estratégia para melhorar o desempenho dos estudantes na avaliação nacional e elevar os indicadores educacionais da rede pública estadual.
A ação mobiliza equipes técnicas da Secretaria de Educação, incluindo áreas pedagógicas, transporte escolar e alimentação, garantindo uma preparação completa das escolas para a aplicação do exame.
As capacitações seguem durante o mês com agendas nos municípios e na capital. Em setembro, será aplicado um exame de diagnóstico em toda a rede pública. As próximas formações ocorrerão em Porto Grande, Pedra Branca, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Amapá e Oiapoque.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!