Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DAS MULHERES

Governo do Amapá promove conferência voltada à políticas públicas para mulheres aos servidores da administração, em Macapá

Colaboradores da Secretaria de Estado de Administração participam de assembleia que antecede o encontro estadual de Políticas para Mulheres.

Por Ana Anspach
19/08/2025 16h44
Servidores da Sead participam de conferência livre sobre os direitos das mulheres

O Governo do Amapá segue com ações voltadas à proteção das mulheres como parte da campanha “Amapá por Todas Elas”, em referência ao Agosto Lilás. Em destaque aos debates sobre igualdade de gênero, combate à violência contra a mulher e representatividade feminina no estado, servidores da Secretaria de Estado de Administração (Sead), participam de uma conferência livre sobre o tema.

A atividade coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), é uma etapa preparatória a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres (CEPM), agendada para os dias 25 e 26 de agosto, no Sebrae Amapá, em Macapá. A expectativa é que o resultado seja a consolidação de ações efetivas para as mulheres do estado.

A atividade é uma etapa preparatória a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

O objetivo é fortalecer políticas públicas e definir diretrizes para a promoção dos direitos das mulheres. Na ocasião, foram debatidos temas como, equidade de gênero, representatividade feminina e combate à violência contra a mulher, entre outros.  

Segundo a secretária adjunta da Sead, Xirlene do Socorro da Costa, essa mobilização mostra o compromisso do Governo do Estado em enfrentar a violência de gênero e promover uma sociedade mais igualitária.

“A violência de gênero afeta mulheres, crianças e idosas, e pode ocorrer de diferentes formas, incluindo agressões físicas, psicológicas e sexuais. Prevenir o abuso é necessário, principalmente no local de trabalho, pois ajuda a criar ambientes mais saudáveis, seguros e produtivos. Estamos avançando, mas só com conscientização, diálogo e conhecimento vamos conseguir ter uma sociedade mais justa e sem distinções”, destacou a secretária.

A educação sobre igualdade de gênero oportuniza que sejam tomadas medidas de prevenção, proteção e atendimento às vítimas, além de promover conscientização. De acordo com Bruna da Costa Brilhante, gerente Institucional de Projetos da Sead, é fundamental que a sociedade se mobilize para combater a impunidade e a cultura de silêncio. 

“Dialogamos sobre a igualdade entre homens e mulheres prevista na Constituição Federal. É primordial que os servidores públicos conheçam o ciclo da violência, a escala do violentômetro e os canais de denúncia, para que identifiquem situações e ajam de forma correta, pedindo ajuda ou orientando pessoas. Falar sobre isso dentro de um órgão público previne abusos e promove um ambiente mais respeitoso para todos”, ressaltou Bruna.

Bruna Brilhante (no centro, de camisa branca)

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!