Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POSTOS DE TRABALHO

54ª Expofeira: Governo Estado instala estrutura para intermediar contratação de pessoal no Parque de Exposições da Fazendinha

Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e tem por objetivo dar suporte às empresas que desejam contratar trabalhadores que buscam oportunidade de emprego.

Por João Clésio
21/08/2025 10h48
Estrutura do Sine e CTA estão em funcionamento dentro do Parque de Exposições da Fazendinha

Com estrutura de pessoal, equipamentos e serviços, o Governo do Estado instalou uma base da Casa do Trabalhador dentro do Parque de Exposições da Fazendinha. A finalidade é intermediar a contratação de mão de obra, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e da Central do Trabalhador Autônomo (CTA) para empresas que estão desenvolvendo atividades diversas antes, durante e após a 54ª Expofeira do Amapá.

O atendimento às empresas e trabalhadores acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No Sine, são serviços de cadastro, captação de vagas de empregos, intermediação de mão de obra e seguro desemprego.

No mesmo espaço, dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, as empresas podem ofertar vagas temporárias de diaristas na Central do Trabalhador Autônomo (CTA), como, por exemplo, eletricista, encanador, soldador, chapeiro, garçom, atendente e vendedor.

No caso da CTA, é feito apenas o cadastro do trabalhador no banco de dados com o perfil da vaga, a intermediação da mão de obra e o encaminhamento. O valor da diária é negociado entre o contratante e o contratado.

“Há uma infinidade de serviços desenvolvidos na montagem de toda a estrutura da Expofeira, durante o evento e após o encerramento. Então, o Governo do Estado decidiu levar a estrutura do Sine e CTA para dentro da Expofeira para dar todo suporte necessário para empresas e trabalhadores”, pontou Marcelino Flexa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.

Casa do Trabalhador e Sine funcionam na Rua General Rondon, em frente à praça Floriano Peixoto

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

A 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida". Esta edição, a maior da história, conta com uma área de 321 mil m², um aumento de 46% em relação ao ano anterior. O evento é realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império.

A maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia deve movimentar entre R$ 594 milhões e R$ 625 milhões em negócios, impulsionando setores do agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular. Com cerca de 482 empresas expositoras, a expectativa é gerar entre 12 mil e 14 mil empregos, ultrapassando a marca de 100 mil postos de trabalho formais no estado. O evento também sedia a 1ª ExpoAmazônia - "Abrindo as Fronteiras do Futuro", em preparação do Amapá para a COP30.

A programação é diversa e gratuita, com mais de 500 atrações culturais, um Espaço Gastronômico com mais de 130 opções, um Parque de Diversões de 15 mil m², e eventos esportivos como rodeio e motocross. Para garantir a segurança, o evento tem um aumento de 33% no efetivo e oferece infraestrutura completa, incluindo acessibilidade, estacionamento e posto médico.

A Expofeira também destaca o potencial do Amapá como líder em desenvolvimento sustentável, abordando temas como a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, o potencial da Margem Equatorial e a economia verde.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!