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SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá implanta ferramenta que agiliza atendimento de emergências no Ciodes

Sistema GT-LOC envia automaticamente a localização aproximada do celular de quem liga para os números 190 ou 193 eliminando a necessidade de o cidadão descrever o endereço.

Por Marcelle Corrêa
21/08/2025 12h05
Atendimentos mais rápidos com a ajuda da localização por georreferenciamento

O Amapá passa a contar com a ferramenta GT-LOC (Localização e Encaminhamento de Chamadas de Emergência), uma tecnologia que promete revolucionar o atendimento realizado pelos serviços de urgência e emergência no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). Com a implantação do sistema, o Governo do Estado dá mais um passo importante no uso da tecnologia para salvar vidas e reforçar a eficiência da segurança pública.

O sistema envia automaticamente a localização aproximada do celular de quem liga para os números 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros), eliminando a necessidade de o cidadão descrever o endereço. Dessa forma, viaturas e ambulâncias podem ser despachadas com mais rapidez e precisão, aumentando consideravelmente as chances de sucesso nos atendimentos.

Com a ferramenta, tempo médio para envio de equipes também diminuiu

Funcionalidade 

Além da agilidade no socorro, a ferramenta também contribui para identificar pessoas que utilizam os serviços de forma indevida, como no caso de trotes ou agressões verbais contra atendentes do Ciodes. Isso permite que as linhas fiquem livres para quem realmente precisa e garante um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os profissionais.

"Ao acionarem a nossa central, conseguimos ter o georreferenciamento do local daquela ocorrência. A partir daí, equipes são demandadas através dos aplicativos que nós temos dentro das viaturas embarcadas. O que melhora para a população? Melhora o atendimento que se torna ainda mais célere tendo uma informação correta, precisa daquele atendimento. Caso de urgência e emergência, qualquer situação que o solicitante não consiga informar a localização, essa localização chega automaticamente através do GT-LOC para a central de atendimento", explicou Diego Alves, coordenador do Ciodes.

Alves explica ainda que o tempo médio para envio de equipes para a ocorrência com o avanço do GT-LOC também diminuiu.

"Antes, a média era de 6,12 minutos para a efetividade do atendimento. Agora nossa média é de 4,28 minutos. Uma redução de 30% no tempo de despacho, garantindo resposta mais rápida às emergências", explicou o coordenador.

Tecnologia que promete revolucionar o atendimento realizado pelos serviços de urgência e emergência

Entre as principais funcionalidades do GT-LOC, estão:

  • Localização automática: a posição aproximada do telefone é enviada junto com a chamada de emergência.
  • Atendimento mais rápido: o operador já recebe a informação geográfica em um mapa, reduzindo o tempo da ligação.
  • Auxílio em situações críticas: mesmo quando a pessoa não pode falar, seja por engasgo, risco de vida ou deficiência de fala, a localização é transmitida, possibilitando o envio imediato de ajuda.

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