Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO ESTUDANTIL

‘Vou levar para o resto da minha vida’, diz estudante do Amapá sobre experiência na etapa nacional do Jovem Senador 2025

Ellen Lahandria, de 17 anos, participou da Semana de Vivência Legislativa no Senado Federal, entre 18 e 22 de agosto, com representantes de todo o Brasil.

Por Joyce Batista
22/08/2025 17h01
Estudante Ellen Lahandria representou o Amapá durante cinco dias no Senado Federal

A Semana de Vivência Legislativa do programa Jovem Senador 2025 chegou ao fim nesta sexta-feira, 22, no Senado Federal, em Brasília (DF). Ao longo de cinco dias, estudantes de todos os estados puderam aprender mais sobre o trabalho dos senadores brasileiros e ainda assumir o papel de parlamentar temporariamente. 

Entre os jovens senadores desta edição está a estudante amapaense Ellen Lahandria Nogueira Oliveira, de 17 anos. A aluna da Escola Estadual Munguba do Jari, no município de Vitória do Jari, teve a redação vencedora do Amapá entre uma seletiva com 3.222 estudantes de 146 escolas do estado. Para ela, a vivência em Brasília será inesquecível.

“Em nome de todos os jovens amapaenses, quero agradecer por essa experiência única que foi nos proporcionada através desse projeto maravilhoso que, com toda certeza, me mudou para sempre. Aqui é totalmente diferente do que eu imaginava. Conhecer os três poderes e como tudo funciona por aqui foi incrível. É uma experiência única que vou levar para o resto da minha vida”, afirma Ellen.

Estudante amapaense teve a oportunidade de conhecer e aprender sobre o trabalho legislativo nacional

O programa Jovem Senador é uma realização anual do Senado Federal, com apoio dos governos estaduais, que visa incentivar estudantes do ensino médio a se aproximarem da política e conhecerem mais sobre o papel dos parlamentares brasileiros e o processo de construção e apreciação de leis.

Após tomar posse como jovem senadora na segunda-feira, 18, Ellen conheceu o Congresso Nacional e visitou os gabinetes dos senadores do Amapá, como os do Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e Randolfe Rodrigues, e participou de uma extensa programação junto aos demais parlamentares, atuando como segunda presidente da Mesa Diretora durante o trabalho das comissões criadas dentro do programa. Toda essa experiência mudou sua percepção sobre política.

“Eu nunca fui muito chegada em política, mas ver como funciona na prática, como tudo que fazem aqui serve para o povo, foi maravilhoso. Eu descobri várias coisas incríveis e mudou bastante minha visão sobre política. Agora, os planos são estudar, fazer uma faculdade de direito e, quem sabe, me tornar uma perita criminal”, acrescentou a jovem senadora do Amapá.

Pelo Amapá também participaram da programação os estudantes que ficaram em segundo e o terceiro lugar na etapa estadual: Gabriel de Almeida Sá, da Escola Estadual General Azevedo Costa, e Endy Wanne Vilhena da Silva, da Escola Estadual São Joaquim do Pacuí, do centro e da área rural de Macapá, respectivamente.

Entre as agendas dos jovens senadores, houve uma conversa com o presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação