Sesa implanta sistema de controle dos custos hospitalares
Ferramenta é um conjunto de ações que visam o aperfeiçoamento e a difusão de informações relevantes sobre custos
O Hospital da Mulher será uma das unidades beneficiadas com o novo sistema
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aderiu ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) e vai implantar, no próximo mês, o Sistema ApuraSus em cinco unidades de saúde. A ferramenta tem como objetivo fazer com que os gestores realizem o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Estado de maneira racional e eficiente.
Inicialmente, o Sistema ApuraSus será instalado no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Hospital de Clinicas Dr. Alberto Lima (Hcal), Hospital Estadual de Santana (HES) e no Centro de Reabilitação do Estado do Amapá (Creap). Essas unidades foram habilitadas e consideradas aptas pelo Ministério da Saúde para o manuseio do sistema. A expectativa da Sesa é expandir a instalação do ApuraSus para as demais unidades e autarquias no âmbito da saúde.
"A Sesa tem buscado fazer o dimensionamento em cada unidade para visualizar o real custo dos hospitais. Com a implantação do ApuraSus, nós iremos ter o controle de tudo que é gasto, como por exemplo, o investimento que é feito em cada cirurgia, pois iremos otimizar essas despesas sem perder a capacidade de oferta dos serviços", explicou Samuel Spener, gerente da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins).
No próximo mês, técnicos do Ministério da Saúde estarão no Amapá para fazer o treinamento dos profissionais que serão os responsáveis pelo desenvolvimento do sistema e mensurar o custo com pessoal, insumos, alimentação e todos os gastos e direcionamentos dos hospitais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!