Técnica do Ministério da Saúde faz avaliação positiva de obra da UPA Zona Sul
Obra está prevista para ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano
Estimativa é de que a UPA atenda, em média, 150 pessoas por dia e 4.500 ao mês
Na manhã desta quinta-feira, 9, o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Álvaro Pereira, acompanhou vistoria técnica do Ministério da Saúde (MS), às obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul, e ao serviço estadual e municipal de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A avaliação foi positiva quanto ao avanço das obras da unidade que está 95% pronta.
Para a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Valmira Costa, a UPA está bonita e quase pronta. Para ela, o Samu também atende as adequações. “Nossa vinda para fazer a vistoria técnica foi com um olhar de parceria", comentou.
Para dar celeridade à entrega da UPA, já está em tramitação na Sesa a compra de equipamentos e mobílias. "Já estamos em fase final da obra e pretendemos entregá-la ainda no primeiro semestre deste ano. Foi uma vistoria técnica que também mostra a visão do Ministério em estreitar a comunicação e fazer um amplo debate", comentou o secretário adjunto, Álvaro Pereira.
Com a conclusão, a UPA da Zona Sul funcionará 24 horas com serviço intermediário entre a atenção básica e as unidades hospitalares de urgência e emergência. Terá capacidade para realizar exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos, distribuição de medicamentos. A unidade contará com clínico geral e pediatria, equipe de enfermagem e outros profissionais de saúde que completarão a equipe médica. A estimativa é de que a UPA atenda, em média, 150 pessoas por dia e 4.500 ao mês.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!