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Controle de custos e gastos nos hospitais será mais rígido

Ferramenta vai auxiliar na apuração e controle dos custos nas unidades hospitalares

Por Redação
09/03/2017 17h40

Implantação do sistema faz parte de um pacote de medidas de controle, adotadas pela atual gestão estadual

Unidades hospitalares do Amapá passarão, em breve, a utilizar um novo sistema de controle de custos e gastos. A medida para implantação do Sistema ApuraSus foi firmada graças a assinatura de um Termo de Compromisso entre o Governo do Estado e a União. A solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira, 9, no Palácio do Setentrião.

O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, destacou a importância do Sistema ApuraSus que faz parte Programa Nacional de Gestão de Custos. De acordo com gestor, o programa tem o objetivo de promover o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo.

“A partir de agora teremos uma gestão mais transparente. O sistema possibilita a troca de informações e a comparação cuidadosa de resultados entre as instituições ao longo do tempo, isso garante um estudo das boas práticas na utilização do dinheiro público. Com certeza, isso vai dar um grande diferencial na gestão”, comentou Gastão Calandrini.

O governador Waldez Góes ressaltou o pacote de medidas adotadas pelo Estado para aprimorar o controle interno, a transparência dos gastos públicos e evitar a corrupção. O chefe do Executivo destacou, também, a criação do Observatório da Despesa Pública, que auxilia a Controladoria Geral do Estado (CGE) na prevenção do desvio ou mau uso de verbas públicas.

“A Lei Acesso à Informação (LAI) e o Sistema de Controle Interno do Estado do Amapá são duas realidades que temos em mãos. Esse sistema contribuirá com o trabalho que os gestores já desenvolvem em relação ao uso do recurso público. Essa ferramenta, sem sombra de dúvidas, será fundamental para equilibrar os gastos nas unidades hospitalares do Estado”, pontuou Waldez Góes.

O economista do Ministério da Saúde, André Felipe Alcântara, destacou que para implantação do sistema no Amapá, os técnicos das unidades hospitalares vão precisar passar por treinamentos e capacitações. Segundo ele, a medida é necessária para que não ocorra problemas no controle dos custos e gastos.

“A capacitação acontece de forma integrada. O treinamento ressalta a importância da exatidão dos relatórios gerados, configuração de cada unidade, vinculação de critério de rateio aos centros de custos e de itens de custo de produção à unidade e o lançamento das informações dos itens de custo no sistema. Vamos trabalhar nesse sentido”, finalizou o representante.

Inicialmente, o Sistema ApuraSus será instalado no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Hospital de Clinicas Dr. Alberto Lima (Hcal), Hospital Estadual de Santana (HES) e no Centro de Reabilitação do Estado do Amapá (Creap). Essas unidades foram habilitadas e consideradas aptas pelo Ministério da Saúde para o manuseio do sistema.

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