Gestores participam de treinamento em recursos humanos
Segundo módulo do programa possui carga horária de 98 horas e cronograma de seis cursos
Programa lançado em 2015 aborda temas como gestão estratégica de RH no serviço público
Com objetivo de dar continuidade à formação, eficiência e qualidade dos serviços prestados pelos gestores dos recursos humanos de secretarias e autarquias do Estado, a Escola de Administração Pública (EAP), Secretaria de Estado da Administração (Sead) deu início nesta quinta-feira, 16, ao segundo Módulo do Programa de Formação de Gestores de RH na Administração Pública.
Essa etapa do programa acontece no auditório da EAP com carga horária de 98 horas com seis cursos com temas diversos como: Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal, Ética no serviço público, Concessão de aposentadoria inclusive especial e pensão, A remuneração e os benefícios e Regime jurídico do Servidor Público. Sessenta gestores participam da capacitação que começou com uma palestra Magna abordando a “Administração Pública e o Contexto Institucional Contemporâneo”.
“Esse treinamento que abrange os setores de RH é muito importante, pois hoje sabemos melhor sobre o que significa, o que é, e como deve funcionar de fato um setor de recursos humanos no Estado”, disse Amada dos Santos Silva, chefe do setor de pessoal do Iapen.
Esta nova fase do programa de Formação de Gestores de RH na Administração Pública encerra no mês de junho. Entre os vários repasses de conhecimento na gestão de RH, um revela a diferença do setor privado que contrata indivíduos com características vantajosas para a empresa. Já no setor público, a lei exige que as contratações sejam feitas mediante concursos. Os servidores públicos devem ser motivados e valorizados para que sintam-se parte do processo de seu trabalho.
“A maior importância aqui é que o servidor público da área de RH, leve consigo a ideia de ser mais eficiente, proativo e que principalmente tenha meta para poder dar resultado na gestão”, afirmou, Joseman Pereira da Silva, servidor público e palestrante do módulo.
O programa lançado em 2015 pelo Governo do Estado abordou os temas como Gestão Estratégica de RH no Serviço Público; Gestão e Desenvolvimento de Equipes, Gestão do Tempo; Ferramentas em Gestão de Pessoas; Coach e Liderança, Processo de Negociação, Planejamento Estratégico, Gestão por Competências, Regime Jurídico do Servidor Público, Elaboração de Política de Desenvolvimento do Servidor Público. Em 2016 foram treinados 31 gestores.
“Antes os recursos humanos eram voltados somente para folha de pagamento do estado. Atualmente, precisa-se pensar em fazer a gestão das pessoas com a qualificação, qualidade de vida, legislação do servidor, aposentadoria do servidor, e tudo que envolve a vida deste tipo de profissional”, disse Cristiane Vilhena, diretora-presidente da EAP.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!