Abertura da 14ª Semana de Museus
O evento acontece simultaneamente em mais de 1.200 museus do país até o próximo domingo, 22.
Acompanhados por guias turísticos e o grupo de marabaixo Artur Sacaca, os estudantes fizeram uma viagem na cultura amapaense, conhecendo espaços expositivos que retratam a história das comunidades tradicionais como a casa da farinha, do Ribeirinho, casa do índio e Praça da Sacaca.
Um dos momentos mais marcantes para os visitantes foi a encenação na casa das parteiras, o espaço retrata a história da primeira parteira do Amapá, Mãe Luzia.
“Nunca tinha visto um parto de perto, é muito emocionante, filmei tudo”, afirma Alana Raissa, 11, aluna do 5ª ano da escola Santa Maria.
Segundo a professora de Alana, Valda Barros, muitos dos alunos nunca tinham visitado um museu antes. Para a professora, de educação ambiental, a ideia de realizar aulas práticas resulta em melhor rendimento “Oportunizar uma aula como essa ‘sem paredes’, é ter a certeza de eles aprendem mais e vão levar esses momentos para a vida toda”, afirmou.
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). No período, os museus brasileiros são convidados pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) a desenvolver programação especial em torno de um tema inspirador.Este ano a temática escolhida foi "Mulseus e Paisagens Culturais", com o objetivo de valorizar as culturas e diversidade paisagística do país, difundindo conhecimento.
“Queremos promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros em um trabalho integrado. Intensificando a relação do museu com o nosso público, afirmou, Veg Andrade, diretora do Sacaca.
Nesse primeiro dia de programação os alunos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais Dom Arístides Pírovano,
Alexandre Vaz Tavares e Santa Maria, ainda acompanharam palestra e exposição fotográfica. Segundo a direção cerca de seis escolas visitarão o museu durante a programação. Nos próximos dias ocorrerão oficinas de pintura, marabaixo, capoeira, exposições e exibição de filmes, o evento é aberto ao público.
Acompanhe a programação completa no site do IEPA pelo link www.iepa.ap.gov.br/
História do Museu
O Museu Sacaca, inaugurado em 1997,é uma instituição cultural e científica ligada ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), órgão responsável por fomentar e divulgar a produção científica e tecnológica local.
Em 1999 o museu foi rebatizado como "Museu Sacaca de Desenvolvimento Sustentável", em homenagem a Raimundo dos Santo Souza, vulgo "Sacaca", curandeiro local de grande importância para a difusão da medicina natural junto à população amapaense. Em 2002, após a criação de um novo estatuto, o museu foi reinaugurado com o nome atual: "Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca"
Tem como destaque maior o circuito expositivo a céu aberto, construído com a participação das comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras de farinha do estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!