Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado com blitz de orientação
Distribuição de material informativo busca incentivar o diagnóstico precoce da doença.
Profissionais de saúde distribuíram material educativo para alertar sobre os cuidados com a doença
Pela passagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria de Estado Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) e do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), realizou uma blitz com distribuição de material informativo e orientações à população sobre as medidas de prevenção e controle da doença.
Para a coordenadora do programa, Rosângela Gurjão, o objetivo é incentivar para que se tenha o diagnóstico precoce da doença. "A tuberculose, apensar de ser uma doença que tem cura, pode matar. Então, é necessário que a pessoa dê a devida atenção e procure um médico. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhor será o tratamento", explicou.
O principal ponto que a pessoa deve ficar atenta é com a tosse por mais de três semanas, um dos sintomas da tuberculose. Os últimos registros de morte, ocasionados pela doença, foram em 2015, quando foram confirmados 5 óbitos.
De acordo com dados do Programa Estadual de Tuberculose, no ano passado foram registrados 223 novos casos da doença e, em 2015, 181 casos. O tratamento é longo, com duração mínima de seis meses, e é muito importante que não seja interrompido.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!