Com mudança de lua, maré em rios do estado deve superar 3 metros
Defesa Civil Estadual segue monitorando os municípios. Não há previsão de coincidir fortes chuvas com a chegada da lua cheia, prevista para 11 de abril.
Informações prestadas pelo NHMET auxiliam a Defesa Civil Estadual no auxílio aos municípios
As fases da lua influenciam, em alguns municípios do estado, no nível da maré alta dos rios. O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) divulgou que a mudança de lua crescente para lua cheia no estado, irá ocorrer na madrugada do próximo dia 11 de abril.
Esta alteração da fase lunar, ao coincidir com fortes chuvas, pode alterar de forma significativa o nível dos rios que banham, por exemplo, os municípios de Calçoene, Ferreira Gomes e Vitória do Jari, podendo resultar em inundações.
De acordo com o meteorologista do NHMET, Daniel Neves, o núcleo estima que haja ocorrência de chuva mais fortes em áreas pontuais do estado nos próximos dias, principalmente na região Norte, que abrange Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracúuba e Tartarugalzinho. Porém, no dia em que a lua mudará de fase, não deve haver pancadas de chuva capazes de provocar agravamento na situação dos municípios afetados e monitorados pela Defesa Civil Estadual.
“Sempre nesses períodos de fases maiores, a lua atrai tudo para si no globo terrestre. Esta atração se torna mais visível na superfície liquida, por isso que as marés tendem a ser mais elevadas nas luas cheia e nova. Para 11 de abril não está previsto volume preocupante de chuvas. Nos dias 10 e 11, a maré alta deve apresentar-se em 3,2 metros”, explicou.
Ainda segundo o meteorologista, na próxima sexta-feira, 7, o Núcleo emitirá nova previsão acerca dos dias 10, 11 e 12 de abril. As previsões são realizadas sempre para três dias consecutivos e a margem de confiabilidade é acima de 95%. No decorrer do mês de abril, deve chover diariamente em torno de 15 a 50 milímetros em todo o estado.
Monitoramento
A Defesa Civil Estadual segue monitorando os municípios afetados por inundações nos últimos meses. Segundo o chefe de operações do órgão, major Pelsondré Martins, a atual situação nos municípios é estável e, a lua cheia não interfere em todos os municípios. “Em Porto Grande, Laranjal do Jari, Serra do Navio e Pedra Branca, a mudança de lua em nada interfere, devido às barragens. Em Ferreira Gomes, na época de cheia, a variação no nível do rio é de cerca de 10 centímetros. No mês de março, a variação de maré chegou a até 4 metros, portanto, os 3 metros previstos para a próxima semana não nos deixam em alerta”, explicou.
O major ainda relata que as famílias afetadas em Ferreira Gomes, Calçoene e Laranjal do Jari já retornaram ou estão retornando para suas casas, por não mais haver pontos inundados nestas regiões.
Nesta quarta-feira, 5, equipes da Defesa Civil, Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e militares do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro realizam distribuição de cestas básicas, colchões, kits higiene, kits infantil e para idosos e água potável à famílias de Calçoene. A ajuda humanitária deve ser distribuída também nos próximos dias no Arquipélago do Bailique, em Macapá. O material foi adquirido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, mediante reconhecimento de situação de emergência nas regiões.
Não há, no momento, militares da Defesa Civil Estadual dando suporte em demais municípios. “Estamos fazendo o monitoramento normal, cotidianamente, em contato direto com Defesa Civil e Corpo de Bombeiros dos municípios acerca do nível dos rios. Temos equipes sempre de prontidão e se precisarmos nos deslocar de imediato ao interior, montaremos força-tarefa com Sims e Exército para partir rapidamente e prestar auxílio às famílias”, frisou o chefe de operações.
A Defesa Civil do Estado aguarda reconhecimento do governo federal de situação de emergência nos municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande e Tartarugalzinho. A declaração de emergência emitida pelo município de Laranjal do Jari já foi reconhecida e o estado solicitou ajuda humanitária para famílias afetadas nesta região.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!