Governador recebe comitiva de Laranjal do Jari para discutir ações para o município
Solicitações são sobre investimentos em infraestrutura, segurança pública e assistência social.
Governador Waldez Góes destacou a importância do diálogo com os representantes dos municípios para resolver os problemas
Com o intuito de tratar e planejar ações de curto e médio prazo para Laranjal do Jari, o governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu na noite de quarta-feira, 5, no Palácio do Setentrião, uma comitiva de autoridades do município. Entre os principais assuntos da pauta, solicitações referentes a investimentos nas áreas da infraestrutura, segurança pública e assistência social.
O prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, externou a preocupação e a cobrança da população em relação ao aumento do policiamento nos bairros do município, para coibir assaltos nas ruas e estabelecimentos comerciais.
O presidente da Câmara de Vereadores, Walcimar Fonseca, parabenizou a maturidade política do governador Waldez Góes, em receber e manter o processo de diálogo permanente e comparou, pois, na gestão passada não foi recebido para uma conversa sobre as demandas do município.
Na ocasião, ele reforçou o pedido do prefeito, no sentido da contratação de um maior número de profissionais para compor as guarnições das polícias Civil e Militar, e ainda um convênio para a Guarda Municipal para aquisição de armas não letais, o que ajudaria na manutenção e defesa da segurança da população. “Estamos enfrentado o crime de assalto à mão armada, ainda no início e de forma tímida, mas os moradores começam a se assustar e nos cobram soluções para coibir tal problema”, alertou o vereador Fonseca.
Em resposta, o chefe de Estado adiantou que já existem alocados R$ 173 milhões para execução de obras e serviços como a construção de delegacias e aparelhamento das polícias. O trabalho para o lançamento do edital do concurso público para a área de segurança pública está avançando e no decorrer deste ano deve encerrar todo o processo para as novas contratações dos profissionais. Góes apontou outros investimentos já entregues como a aquisição da aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) que também vem realizando atendimento aos moradores de Laranjal do Jari.
“Laranjal do Jari, assim como outros municípios, estão incluídos no novo plano estratégico de investimentos no sistema de defesa social que está sendo colocado em prática este ano, com mais estruturação das polícias Civil e Militar, por meio de equipamentos, carros, combustíveis entre outras medidas”, disse o governador.
Outra solicitação foi em relação à reforma da quadra da Escola Estadual Mineko Hayashida, localizada na região. Os vereadores pedem a troca do telhado da quadra poliesportiva que está cheia de goteiras.
O secretário de Estado da Infraestrutura, João Henrique Pimentel, que participou da reunião, informou que uma equipe da Seinf irá se deslocar nos próximos dias ao município para fazer o levantamento da situação e resolver o problema da cobertura o quanto antes. “Na próxima semana, estaremos com uma equipe de técnicos e engenheiros da secretaria verificando essas e outras demandas da região, que está no nosso plano de governo emergencial, pois conhecemos suas necessidades e particularidades”, afirmou o secretário.
Enchentes
Outro assunto debatido foi a mudança climática. Devido às fortes chuvas na localidade, o que vem ocasionando o aumento do nível das águas do Rio Jari, a declaração de emergência no município foi reconhecida pelo governo federal e o estado já solicitou ajuda humanitária com doação de cestas básicas, colchões, kits higiene, infantil e água mineral, para as famílias afetadas na região.
O prefeito Serrão agradeceu o empenho da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), que estão fazendo o monitoramento da área e prestando assistência à população desde o início das chuvas. “Com a presença desses profissionais lá, os moradores ficam um pouco mais tranquilos, pois eles passam segurança e automaticamente tomam as medidas necessárias para atender as demandas”, afirmou o gestor.
“Vamos continuar com nossas autoridades em alerta, acompanhando cada mudança de clima na região, dando todo o suporte de assistência imediata à população que sofre com esse período chuvoso”, garantiu o governador.
Ele disse ainda que, com a manutenção e conservação das áreas não pavimentadas da BR-156, que dá acesso ao Vale do Jari, o trabalho realizado em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) garantiu que não houvesse ocorrências graves de atoleiro. “Conseguimos impedir os frequentes atoleiros, evitando o isolamento terrestre dos municípios de Oiapoque e também Laranjal do Jari”, afirmou Góes.
O chefe do Executivo disse que o diálogo com as autoridades municipais é primordial para um trabalho mais eficiente, uma vez que eles conseguem pontuar e acompanhar de perto as problemáticas da população. Destacou que mesmo diante da crise financeira, será possível fazer investimento em asfalto para as rodovias de Laranjal do Jari, reformas de pontes, hospital e escolas. O governador encaminhou, via gabinete, as demais solicitações aos gestores responsáveis pelas pastas e garantiu as autoridades que vai cobrar as devidas soluções para melhoria da qualidade de vida população do município.
Participaram da reunião oito vereadores do município, além dos secretários de Estado da Infraestrutura, João Henrique Pimentel, e de Transportes, Jorge Amanajás, além de representantes da Defesa Civil e Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!