Agência de Fomento profissionaliza negócios no Amapá
Com ajuda da Afap, contadores amapaenses ampliam mercado mesmo com a crise.
Empresários Frederico Fernandes e Diego Pereira, no novo escritório. Entre eles a funcionária Janiny Moraes.
Frederico Fernandes Júnior é mais um empreendedor que cresceu com a ajuda da Agência de Fomento do Amapá (Afap). Aos 30 anos de idade é dono de um escritório de contabilidade na zona Sul de Macapá. Contador, Frederico prestava consultoria a alguns clientes e, percebendo que precisava de estrutura para atender a demanda emergente, foi até à Afap e solicitou um financiamento para custear equipamentos básicos como computador, impressora, material de escritório, entre outros.
“Nosso primeiro financiamento foi como autônomo pra começar um pequeno escritório. O recurso foi pra atender às necessidades básicas. Já tínhamos clientes e tivemos a oportunidade de captar outros e precisávamos de uma estrutura mínima para atender à demanda daquele momento”, conta Fernandes.
O negócio de Frederico foi ganhando mercado e, com ele, a necessidade de ampliar o escritório. Para dar conta do número crescente de clientes, Fernandes convidou o amigo e também contador, Diego Pereira da Silva, para formar sociedade. Juntos, formalizaram a microempresa Instituto Contábil. Agora, no segundo financiamento do escritório, os contadores falam do salto profissional que a Afap proporcionou ao trabalho desenvolvido por eles.
“Essa estrutura é importantíssima. Tudo o que a gente tem aqui agrega muito valor ao nosso serviço, além de facilitar em todos os setores como o comercial, operacional e outros.”, afirma Frederico, ao falar sobre os avanços da empresa com o novo financiamento. “A Afap foi um divisor de águas. Quando a gente passou pro CNPJ, fomos pra outro nível de profissionalização. O escritório todo estruturado e organizado passa credibilidade e confiança ao cliente”, completa o sócio Diego.
Financiamentos
O primeiro financiamento de Frederico Fernandes foi em 2015, obtido por meio da linha Afap – Profissional Liberal. Esta linha tem limite de crédito de R$ 20 mil na modalidade de capital fixo, que é o capital para a compra de equipamentos para o funcionamento do negócio. O segundo, já foi como pessoa jurídica por meio da linha Afap – Microempresa.
Esta segunda linha, pode financiar projetos de até R$ 100 mil e a modalidade é de capital fixo, de giro ou misto. Ou seja, como microempresário, o cliente pode, tanto pleitear a compra de seus equipamentos, quanto ter capital em mãos para movimentar e ampliar seu faturamento. No caso de Fernandes, ele pediu financiamento na modalidade mista (capital fixo e de giro, juntos).
“A Afap está nos mostrando que podemos ir mais além. Estamos buscando um mercado maior. Hoje, depois dessa estrutura toda, conseguimos ser representante de um sistema de software de Londrina [Paraná], temos software para escritório de contabilidade, para mais de 30 áreas comerciais, como restaurante, hotelaria, indústria e comércio. A gente agregou serviço e foi para outro ramo do mercado, também, que é a automação comercial”, explica Frederico.
O diretor técnico da Afap, Guarabichaba Martins, diz que a história de Frederico e Diego é mais um caso de sucesso entre tantos que a instituição participa como agente fundamental. “Nosso papel é fomentar o mercado amapaense em todos os sentidos. Queremos que as empresas daqui cresçam, se profissionalizem e sejam autossustentáveis. O governador Waldez nos pede total atenção às demandas individuais de cada cliente para que ele se mantenha no mercado”, completa.
Conheça a empresa
O Instituto Contábil fica localizado na Rua Hildemar Maia, 3630-B, no bairro do Muca, em Macapá. E para quem deseja empreender, Frederico dá uma dica. “Na minha experiência, eu posso dizer que, para ser empreendedor é preciso ter paciência, encontrar alguém que você confie e trabalhe no seu ritmo e aproveitar as oportunidades. É preciso também que você acredite nas suas decisões”, aconselha o empresário.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!