Veículo facilitará rotina de indígenas que precisam se deslocar das aldeias até a capital
O governo tem atuado com uma agenda permanente junto às aldeias indígenas para discutir as demandas pontuadas pelas etnias.
Representantes indígenas receberam as chaves do veículo das mãos do governador Waldez Góes
Fruto de políticas de inclusão e garantia de mobilidade, os indígenas, agora, contam com um veículo que vai otimizar o transporte e facilitar a rotina deles na capital, Macapá. A picape Hilux foi entregue na tarde desta sexta-feira, 28, pelo governador do Amapá, Waldez Góes, à Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (SEPI), representada pela secretária Eclemilda Silva.
A entrega do veículo, que foi adquirido pelo governo do estado com recursos próprios, vai além de um investimento, representando a preocupação da gestão com os indígenas. O diálogo e a proximidade com os povos indígenas têm resultado em ações efetivas. No último dia 19 de abril, o governo realizou o II Fórum Indígena, na Aldeia do Manga, em Oiapoque, oportunizando que centenas de índios de várias etnias expressassem suas reivindicações e contribuições com a gestão.
“O veículo será fundamental para dar apoio aos índios que vêm até a capital resolver questões relacionadas às aldeias, e também, nas visitas que fazemos nas comunidades indígenas. A SEPI trabalha como interlocutora, prestando esse apoio, por isso, ter um transporte próprio facilita muito nosso trabalho”, explicou a secretária Eclemilda Silva.
Da Aldeia Arrumam, localizada na BR-156, a Cacique Creuza Iaparra fez questão de compartilhar deste momento. “Não é apenas um veículo, é um gesto de respeito com nosso povo. O tratamento que recebemos da gestão do governador Waldez demonstra essa preocupação que ele tem com a gente. Agora, ficará bem mais fácil nosso deslocamento e agradecemos ao governo por olhar pelo povo indígena”, disse a cacique.
O governo tem atuado com uma agenda permanente junto às aldeias indígenas para discutir as demandas pontuadas pelas etnias. Energia elétrica, transporte escolar e educação são pautas que já receberam os devidos encaminhamentos. Nos próximos meses será entregue a Casa do Índio, em Macapá, facilitando ainda mais a estadia dos indígenas que se deslocam até a capital.
“O povo indígena merece atenção e respeito. Dentro das nossas possibilidades temos atendido as demandas recebidas. O diálogo tem sido fundamental neste processo, pois, além de nos tornar mais próximos, eles estão inseridos na gestão e passam entender como funciona todo processo para que cada reinvindicação possa ser atendida. A transparência e a verdade sempre são os melhores caminhos”, compartilhou o governador Waldez Góes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!