Ação educativa marca Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, em Porto Grande
Objetivo é chamar atenção e buscar sensibilizar a população para a eliminação dos possíveis logradouros onde se hospeda o mosquito.
Agentes de endemias e outros parceiros participaram da ação para identificação de criadouros e conscientização dos moradores
Neste sábado, 29, no município de Porto Grande, uma ação conjunta envolvendo equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), Exército Brasileiro, Defesa Civil Estadual e agentes de endemias marcou o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Um mutirão feito pelos alunos da Escola Estadual Elias Trajano e do Instituto Federal do Amapá (Ifap) percorreu as principais ruas do município em caminhada educativa. Em cada visita, eles conversavam com os moradores e incentivavam para cada um fazer sua parte, no sentido de sempre manter seus quintais limpos. O tenente do Corpo de Bombeiros, Helton Pontes, disse que a intenção é chamar atenção buscar sensibilizar a população local para a eliminação dos possíveis logradouros onde se hospeda o mosquito. “A eliminação desses possíveis focos de proliferação do mosquito é muito importante e será nosso principal objetivo; estamos fazendo o recolhimento de recipientes, latas e grande quantidade de lixo nas visitas”, afirmou Pontes.
Outra frente composta pelos militares percorreu os bairros Malvinas e Centro, onde também foram realizadas visitas nas casas e a orientação educativa com distribuição de panfletos, repelentes, luvas e sacolas plásticas para lixo.
O prefeito do município, José Maria Bessa, disse que o principal problema enfrentado na região é a resistência de alguns moradores quando os agentes pedem para entrar nos imóveis. “Temos que abrir nossas casas para a visitação dos agentes, eles sabem a melhor maneira de nos ajudar e orientar, retirando as possíveis dúvidas”, pediu Bessa.
O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou que no ano de 2015 o estado recebeu alerta nacional, por registrar o maior número de pessoas acometidas por chikungunya, tendo entrada pelo município de Oiapoque. Desde o primeiro alerta, o governo estadual iniciou o processo de mobilização das autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, empresários, imprensa e sociedade civil para trabalhar em ação conjunta no combate ao mosquito transmissor.
“Diante de todo emprenho dos envolvidos, conseguimos dar uma resposta à população e diminuir em mais 40% o número de dengue, em 80 % de chikungunya e nenhum registro de Zika Vírus foi registrado”, afirmou o chefe do Executivo.
A mobilização e distribuição de materiais para o combate ao mosquito continua neste domingo, 30, e na segunda-feira, 1º de maio, data em que se comemora 25 anos de criação do município de Porto Grande.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!