Reunião discutirá renegociação de dívidas de agricultores
Os descontos serão de 10 a 85%, e a estimativa é de que 4 mil famílias sejam beneficiadas.
Na próxima sexta-feira, 12, representantes do Governo do Amapá, do Banco da Amazônia (Basa) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participam de uma reunião para definir o calendário de atendimento aos agricultores que pretendem renegociar dívidas bancárias.
Em 2016, o governo federal criou a lei de N° 13.340, que liquida e renegocia as dívidas do crédito rural, e será válida até 29 de dezembro deste ano. A bonificação para a liquidação será destinada a agricultores familiares, mini produtores, pequenos, médios e grandes produtores, contudo, o alcance é de 4 mil famílias que serão beneficiadas com os descontos que vão de 10 a 85%.
Segundo o gerente geral do Banco da Amazônia, Gleidson Guimarães, há um número grande de famílias que não cumpriram o prazo de pagamento. “Cerca de 50% das famílias estão em dívida com o banco e o tornando inadimplente. Com essa lei, o valor da dívida pode reduzir bruscamente”, avaliou o gerente.
Segundo Antônio Colares, da Coordenadoria Rural da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, o prazo para fazer essa operação será antecipado de dezembro para o final de junho. “Existem procedimentos a serem feitos e vamos abreviar o prazo para adiantar o processo. Então o agricultor terá que se programar nas agências bancárias do Basa”, explica.
Estarão presentes na reunião representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), os prefeitos e secretários de Agricultura de todos os municípios, Incra e Basa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!