Sesa realiza mais de 1,6 mil atendimentos na 24ª edição da Ação Global
Maior procura foi por exames como PSA, aferição de pressão, teste de glicemia, sífilis, hepatite e HIV.
Sesa garante garante assistência à saúde durante Ação Global
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou mais de 1,6 mil atendimentos neste sábado, 27, durante a 24ª edição da Ação Global, realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Globo. Os serviços na área de saúde foram os mais procurados por quem esteve participando do evento.
Durante todo o dia a população recebeu assistência de 48 profissionais que estavam realizando exames de PSA – um dos principais exames solicitados pelos urologistas na tentativa de identificar precocemente o câncer de próstata – aferição de pressão arterial, teste de glicemia, sífilis, hepatite e HIV.
Os exames de PSA estavam sendo feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen). Ao todo, 200 atendimentos foram feitos, o que mostra a preocupação dos homens em prevenir o câncer de próstata. Foi por esse cuidado que Jonas dos Santos, de 50 anos, fez o exame pelo terceiro ano consecutivo. “Eu ainda quero viver muito e, para isso, tenho que cuidar da minha saúde. Esse é terceiro ano que estou fazendo o exame e graças a Deus não tive nenhum problema”, afirmou.
Nos exames de rotina, caso fosse detectado alguma anormalidade, o usuário era encaminhado para o atendimento clínico geral que estava sendo feito por oito médicos. “Fizemos o cadastro das pessoas e elas seguiam para fazer o aferimento da pressão, teste de glicemia e verificação de peso. Se não houvesse nenhuma alteração a pessoa recebia orientação com um enfermeiro, caso houvesse, era encaminhada ao médico aqui mesmo”, explicou a enfermeira Darnielle Gomes.
O Banco de Leite Humano (BLH) também esteve presente na ação dando orientações e fazendo o cadastro de novas doadoras. Ao todo, 156 mães receberam dicas sobre amamentação e 6 foram captadas para doar leite. O BLH ainda realizou 30 testes de hepatite B e 39 de sífilis.
Os testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, também estavam sendo ofertados por técnicos do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), que também estava envolvido na ação, assim como profissionais do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!