Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Cobertura vacinal chega a 96% no Amapá

O Amapá é o único Estado do país que atingiu a meta até o momento, com 96% de cobertura vacinal.

Por Redação
05/06/2017 15h53

O atendimento está sendo realizado em uma das 79 salas disponíveis nas UBS em todo Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está disponibilizando a partir desta segunda-feira, 5, 8.600 doses de vacina contra a gripe nas 79 salas destinadas à imunização nas Unidades Básicas de Saúde de todos os municípios.  A quantidade é originária de um montante de 197,3 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Desses, já foram utilizadas 188 mil, correspondendo a uma cobertura de vacinal de 96% até o momento.

Apenas os municípios de Pracuuba (65,87%), Itaubal (54,10%), Ferreira Gomes (72,91%) Pedra Branca do Amapari (79,84%) e Oiapoque (75,95%) ainda não atingiram a meta de vacinação. De acordo com Andrea Marvão, coordenadora estadual do Programa de Imunização, as equipes de saúde continuam com a utilização das estratégias que levaram o Amapá ao status de Estado com a maior cobertura até o momento.

"Atribuímos os ótimos resultados a uma série de trabalhos que combinados levaram os melhores índices do Brasil, entre eles, o planejamento antecipado da coordenação, reuniões com as bases, entrega das doses em tempo oportuno e grupo prioritário como preconiza o Ministério da Saúde", pontuou Marvão.   

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

As contraindicações são para pessoas com histórico prévio de reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a outros componentes da vacina.

Quem ainda não se vacinou, deve procurar uma Unidade Básica e levar, de preferência, a carteira de vacinação. Caso não tenha, deve portar um documento de identificação. As vacinas serão disponibilizadas até quando durarem os estoques.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!