Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Técnicos são capacitados para atendimento em saúde da população negra

A programação segue nos dias 12, 19 e 26 de junho no auditório do Hcal.

Por Redação
06/06/2017 16h01

A pauta faz parte da campanha lançada em dezembro de 2016 através da Portaria Federal nº 724, que determina o preenchimento completo do formulário do SUS.

Um curso promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende ampliar os conhecimentos dos seus servidores para promover um atendimento integral e adequado às especificidades de saúde da população negra. Com o tema "Declare sua cor que o SUS quer conhecer você melhor", a capacitação é voltada para os profissionais das diversas áreas do sistema de saúde estadual.

O curso teve início nesta terça-feira, 6, no auditório do Comitê Gestor, nas dependências do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) e foi voltado para os servidores que atuam no Hcal, além dos profissionais do Hospital da Mulher Mãe Luzia. A capacitação segue no dia 12, com profissionais que atuam no Hospital da Criança e do Adolescente e Hospital de Emergência. Dia 19 será a oportunidade da participação dos centros de referência e, no dia 26, as unidades mistas dos municípios e técnicos da Ouvidoria do SUS.              

A pauta faz parte da campanha lançada em dezembro de 2016 através da Portaria Federal nº 724, que determina o preenchimento completo do formulário do SUS.

De acordo com o coordenador do Comitê Técnico em Saúde da População Negra da Sesa, Pedro Alencar, 73% da população do Estado do Amapá se declara negra e esses dados não estão inseridos do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante da problemática, a intenção é qualificar cada vez mais o servidor para que ele possa identificar e utilizar uma metodologia de abordagem para que a informação seja fornecida pelo cidadão e inserida no Sistema.  

"Serão 120 servidores da saúde capacitados afim de melhorarmos as informações no sistema do SUS e identificar as principais doenças que são acometidas de forma recorrente na população negra, bem como trabalhamos nas políticas públicas na prevenção", declarou.  

A formação está sendo mediada pela professora doutora Nelma Nunes, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O curso debate também questões relacionadas ao racismo institucional para os usuários do SUS no sentido de alertar os profissionais de saúde para que, durante a rotina de trabalho, eles possam identificar as tendências étnico-raciais que impactam sobre a saúde da população negra.

Política Nacional Integral da População Negra

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída pelo Ministério da Saúde em 13 de maio de 2009, por meio da Portaria nº 992. Baseada nos princípios constitucionais de cidadania e dignidade humana, ressalta o enfrentamento ao racismo, em busca da promoção da igualdade. Reafirma os princípios do SUS: a universalidade do acesso, a integralidade da atenção, a igualdade da atenção à saúde e a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!